Consequências do plano de metas Os planos de desenvolvimento do governo JK foram quase todos alcançados: indústria naval, automobilística e construção civil (com a construção de Brasília). Porém, o custo social foi elevado: inflação, queda no valor salarial, elevação do custo de vida e da dívida externa.
O Plano ou Programa de Metas (31 metas) tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, ou seja, pautava-se em um conjunto de medidas que atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores, priorizando a dinamização do processo de industrialização do Brasil.
Resposta. MÉRITOS: A produção industrial brasileira cresceu, gerando muitos empregos. Diversas empresas estrangeiras se instalaram no Brasil. Muitas delas produziam bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e automóveis.
Os setores no qual tiveram investimentos foram: Energia, Transportes, Alimentação, Indústria de Base e Educação.
02- Pode-se afirmar que a implementação do Plano de Metas foi bem-sucedida? Por quê? O Plano é considerado um caso bem sucedido, já que suas principais metas foram alcançadas: houve um grande crescimento industrial e Brasília foi construída.
As principais realizações do governo de Juscelino Kubitschek foram no desenvolvimento do setor automobilístico e do setor da construção civil, tendo sido responsável pela construção da cidade de Brasília, das Rodovias Fernão Dias e Régis Bittencourt e pela BR-364, que integrou as regiões mais afastadas do norte do país ...
Resposta. Resposta: Setor industrial, setor energético e transporte.
mecanismos de defesa do café foram utilizados, dos quais o mais freqüente era a depreciação da moeda nacional nos momentos de queda dos preços de exportação. passou a comprar os excedentes de produção, financiado por empréstimos externos. mecanismos que impedissem o contínuo aumento da produção.
O II PND priorizava o aumento da capacidade energética e da produção de insumos básicos e de bens de capital. Engendrado e concretizado em meio a uma forte contração da economia mundial, aquele foi o mais elaborado plano econômico do ciclo desenvolvimentista.
A forma assumida pela industrialização foi o chamado Processo de Substituição de Importações (PSI). ... A industrialização feita a partir deste processo de substituição de importações é uma industrialização voltada para dentro, isto é, que visa atender o mercado interno.
A crise de 1929 afetou também o Brasil. Os Estados Unidos eram o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito e os preços do café brasileiro caíram. ... Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época.
Qual e a relação entre cafeicultura e industrialização a) não existe nenhuma relação entre a industrialização brasileira e a cafeicultura tendo em vista que são atividades econômicas que desenvolveram de forma independente uma da outra.
A modernização nos processos do café regeram a industrialização. A industria brasileira surgiu por causa que os produtos estrangeiros eram muito caros e os produtores de café quiseram embaratear os preços e quiseram modernizar o café brasileiro para lucrarem mais.
Resposta. Resposta:Graças ao ciclo do café foi implantada no Brasil, sobretudo em são Paulo, uma grande infra-estrutura, para o desenvolvimento de um parque industrial, dentre os quais: capital, mão-de-obra, ampliação do mercado consumidor, energia e rede de transportes.
A economia brasileira durante a República Velha centrou-se em torno do café. Os processos de urbanização e o início da indústria no Brasil estão ligados a esse produto. ... O motivo de tal fomento era a necessidade de mão de obra livre e qualificada para o trabalho nas lavouras de café.
O café foi importante porque foi um dos produtos base da economia e indústria brasileira, sendo a urbanização das cidades e o processo de industrialização do país ligados a esse produto, que favoreceu o crescimento do Brasil, além de atrair muitos imigrantes para o país.
Resposta. Resposta: A primeira guerra representa para a industrialização brasileira um momento de desenvolvimento acelerado. ... Com a Guerra dificultam-se as importações de produtos, incentivando-se o surgimento de novos ramos industriais.
Países como México, Argentina e Brasil, além de outros, são considerados de industrialização tardia ou retardatária. Eles recebem esse nome pelo fato de terem ingressado no processo de industrialização quase cem anos após a Primeira Revolução Industrial em relação a países da Europa, Estados Unidos e Japão.
Resposta. As duas guerras mundiais (1ª Guerra 1914 a 1918 ; 2ª Guerra Mundial 1939 a 1945) impulsionaram a produção industrial no Brasil . ... A solução foi produzir internamente o que antes era importado, atraindo muitos barões do café para a atividade industrial.
Industrialização do Brasil O início da industrialização no Brasil ocorreu graças à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. ... Crise essa que ocasionou a falência de muitos produtores de café, com isso, a produção cafeeira entrou em declínio.