EQST

Qual Era O Tema Do Debate Entre Scrates E Trasmaco?

Qual era o tema do debate entre Sócrates e Trasímaco?

A discussão entre Trasímaco e Sócrates no Livro I da República de Platão dá vigor à questão da justiça iniciada com Céfalo. Este artigo tem por princípio mostrar como Trasímaco sustenta que governo se opõe à justiça e ao bem alheio.

Qual a importância de Sócrates para a definição da justiça Seria a justiça uma virtude?

A justiça é, segundo ele, a base para todas as virtudes a que o homem quer ter. A justiça deveria estar contida nas virtudes (temperança[3], valor – o amor das – e sabedoria – gosto pelo saber) e na alma (dividida em desejo, coragem e razão) do homem, sendo que a virtude que deveria prevalecer seria a justiça[4].

O que Trasímaco defendia?

Trasímaco, prezando a capacidade de expressão e a vaidade sofista, afirma que “a justiça é a conveniência do mais forte” (338c), e usa o governo como exemplo, por ser este o setor mais forte de uma cidade, já que estabelece as leis de acordo com sua conveniência e detêm a força no Estado (338c, 339a).

É justo retribuir uma injustiça com outra injustiça?

Sócrates diz que não devemos cometer injustiças voluntariamente nem retribuir a injustiça com a injustiça. Pois não há diferença entre cometer o mal e uma injustiça. Sócrates cria uma ficção, um diálogo seu com as leis e a cidade.

Qual a influência do pensamento de Sócrates na construção platônica sobre a justiça?

Sócrates defende que apenas respeitando as leis positivas (nomos) é possível fazer justiça. ... Apesar de reconhecer como injusto o seu julgamento, Sócrates se recusa a fugir da prisão enquanto aguarda sua execução, afinal o desrespeito à lei configuraria injustiça. O filósofo grego Platão (428 – 347 a.

Quais os tipos de justiça para Aristóteles?

Para o filósofo existiam dois tipos fundamentais de justiça: A justiça distributiva e a justiça corretiva (Essa classificação ajudará a compreendermos os termos em que a justiça encarnada entre os homens se manifesta).

Por que para Aristóteles a justiça é uma virtude completa?

A noção de justiça como virtude foi trabalhada pelo filósofo grego Aristóteles (384 - 322 a. C.) ... A justiça é uma virtude total, completa, pois o homem justo pode exercer sua virtude não só em relação a si mesmo, como também em relação ao próximo.

O que é justo e injusto?

Aristóteles faz ainda duas distinções numa passagem posterior. A pri- meira é a distinção entre a ação injusta e o injusto, enquanto a segunda é a distinção entre ação justa e o justo. A ação justa é aquela que tem por objeto o justo, enquanto a ação injusta é aquela que tem por objeto o injusto (EN V, 7 1135 a 9-10).

O que é ser justo para Platão?

Platão reconhece a justiça como sinônimo de harmonia social, relacionando também esse conceito à ideia de que o justo é aquele que se comporta de acordo com a lei. ... Para Polemarco a justiça consistia em dar a cada um o que lhe é devido, em fazer o bem aos amigos e o mal aos inimigos.

O quê Críton está propondo a Sócrates e como ele tenta justificar sua proposta?

Críton faz uso de três argumentos para persuadir Sócrates a fugir da cadeia, a saber: primeiro, Sócrates é um amigo sem igual para ele; segundo, a reputação de Críton será maculada, pois o povo comentará que este tinha condições de providenciar a fuga de Sócrates, mas preferiu poupar seu dinheiro em vez de salvar seu ...

O que significa Críton?

Críton (em grego clássico: Κρίτων) (ou Do dever) é um diálogo entre Sócrates e seu amigo rico Críton em matéria de justiça (δικη), injustiça (αδικια), e a resposta apropriada à injustiça. ... Este diálogo contém uma declaração antiga da teoria do contrato social do governo.