A religião dos povos germânicos caracterizava-se pela adoração de vários deuses e alguns elementos da natureza. Odin era uma das principais divindades germânicas. Além disso, o pensamento religioso germânico pregava a fé em um paraíso além-vida chamado de Valhalla.
Europa germânica
Suevos, alanos, burgúndios, francos, vândalos e visigodos penetraram, saquearam e ocuparam a Gália, a Península Ibérica, a África e a península Itálica. Anglos, saxões e jutos tomaram a Britânia.
Os povos germânicos dividiam-se em numerosas tribos e receberam esse nome por habitarem a região da Germânia, que era uma região da Europa localizada além dos limites do Império Romano, mais precisamente entre os rios Reno, Vístula e Danúbio e os mares Báltico e do Norte.
A Germânia (Germania em latim), na época romana, era uma vasta região identificada pelos romanos como o território que se estendia do rio Reno às florestas e estepes do que hoje é a Rússia. A Germânia era habitada por diferentes tribos, quase todas germânicas, mas também celtas, bálticas e citas.
Ao falarmos dos povos germânicos, estabelecemos a observação de uma grande miríade de culturas espalhadas em diferentes tribos denominadas pelos romanos como bárbaras. Influenciados pela sua cultura militar, os germânicos promoviam saques e invasões que se transformavam em outra interessante fonte de renda. ...
Os germanos foram povos bárbaros que vieram a compor o que conhecemos como civilização europeia, junto aos romanos e aos cristãos. ... Os germanos consistiam na matriz principal desses povos nórdicos.
Comitatos (em latim: Comitatus , lit. "condado") é uma relação da sociedade feudal entre o suserano e o vassalo baseadas na honra e lealdade. Foram grupos formados por guerreiros e seu chefe. Ocorreram relações entre nobres, que nesse período eram os únicos que entravam em combate.
Pelo comitatus , os senhores da terra, unidos pelos laços de vassalagem, comprometiam-se a ser fiéis e a honrar uns aos outros. No colonato, o proprietário de terras dava proteção e trabalho aos colonos que, em troca, entregavam ao senhor parte de sua produção.
Um elemento da organização social bárbara que se manteve durante o feudalismo foi o comitatus, que consistia na relação de lealdade entre os guerreiros e os chefes tribais, servindo de base para o estabelecimento das relações de suserania e vassalagem entre os membros da nobreza.
Colonato é o nome que se dá a um sistema de exploração de grandes propriedades entre diversos colonos ou meeiros, que ficam incumbidos de cultivar uma determinada área e entregar parte da produção ao proprietário, conservando outra parte para seu próprio consumo.
Algumas características do feudalismo: - A sociedade era dividida em três grupos sociais: o clero, a nobreza e os servos. - Todos os poderes (jurídico, econômico e político) concentravam-se nas mãos dos senhores feudais. - A população era estática e hierarquizada.
Resumo do feudalismo. Resumindo, as principais características do feudalismo foram: Sociedade dividida em três grupos diferentes: clero, nobres e servos. Os primeiros uniam a sociedade, os segundos tinham terras e serviam aos reis ou a si mesmos, os terceiros trabalhavam manualmente nas terras em troca de proteção.
Características do Feudalismo
A principal característica política do feudalismo era a descentralização do poder. O rei tinha pouca ou nenhuma autoridade e, em troca de ajuda militar, era comum que cedesse grandes porções de terra (os feudos) a membros da nobreza.
Economia de Mercado é um sistema em que a economia é controlada por agentes econômicos de iniciativa privada. ... Esse modelo tem como base os princípios do liberalismo econômico: propriedade privada, liberdade de comércio e produção, livre concorrência.
Resposta: A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. ... O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.
qual alternativa abaixo apresenta importantes características do período da pré história conhecido como idade dos metais(a) na idade dos metais os homens da pré história inventaram várias máquinas de ferro e bronze fato que aumentou a produtividade de objetos manufaturados .
2- Qual das alternativas abaixo apresenta características do Renascimento Cultural? Teocentrismo; valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade. ... Temas não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de temas abstratos.