Resposta: A República nasce com a perspectiva de exclusão e desigualdade social impedindo, através da violência, que a maior parte da sociedade tivesse acesso a participação efetiva na sociedade.
Desde essa data, o Brasil já teve seis diferentes repúblicas, a saber:
Resposta. Explicação: A palavra república vem do latim e significa Res public, coisa pública ou coisa do povo, ou seja, aquilo que pertence a todos. Pelo menos, era nesse sentido que os romanos entendiam como compartilhar seus bens públicos.
Os plebeus exigiram o direito de eleger seus próprios oficiais. Os patrícios concordaram, e eles retornaram ao campo de batalha. Os plebeus chamaram seus novos oficiais "tribunos da plebe". Os tribunos teriam dois assistentes, chamados "edis da plebe".
Resposta. Resposta: Com a instituição da República o bloco social mais beneficiado foi o da elite já estabelecida que ganhou cargos no Senado, fortalecendo a estrutura política e ganhando rios de dinheiro com sua posição na hierarquia romana.
A República (do latim res publica, "coisa pública") é uma estrutura política de Estado ou forma de Governo em que, segundo Cícero, são necessárias três condições fundamentais para caracterizá-la: um número razoável de pessoas (multitude); uma comunidade de interesses e de fins (communio); e um consenso do direito.
A República Romana tem sua origem no ano de 509 a.C, quando o último rei etrusco é deposto e o Senado assume as funções de governo. Após a experiência monárquica, os romanos optam por não deixar o poder nas mãos de um só indivíduo.