EQST

Qual Artigo Da Celeridade Processual?

Qual artigo da celeridade processual? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual artigo da celeridade processual?

Dispõe a Constituição Federal em seu artigo 5º, LXXVIII que “a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação”, o que significa a consagração do princípio da celeridade processual.

Como pedir celeridade em um processo?

Saiba como é possível acelerar o processo de uma ação na justiça?
  1. Usar os documentos eletrônicos. ...
  2. Enviar peças objetivas. ...
  3. Despachar diretamente com o juiz. ...
  4. Evitar protocolar uma ação na justiça no último dia. ...
  5. Manter um bom relacionamento com os servidores.

O que é Boa-fé e lealdade processual?

O princípio da boa- está atrelado ao dever de lealdade processual, a honestidade e a integridade entre as partes, logo, caso não atendido, trata-se de uma afronta não só a parte contrária na relação processual, mas, ainda, a transposição de tais efeitos contra o próprio Estado, que por sua vez, tem como base a ...

O que fazer quando o processo está parado?

Nesse sentido, o jurisdicionado que se sinta lesado pela grande demora no julgamento de uma ação que seja parte poderá enviar a sua reclamação à Ouvidoria do CNJ. Porém, é necessária a identificação do reclamante e o fornecimento dados do processo, pois não são aceitas reclamações anônimas.

Quanto tempo um processo pode ficar parado?

Você sabia que o processo não pode ficar parado? Os processos não poderão permanecer paralisados por mais de 30 (trinta) dias aguardando o cumprimento de diligências forense, isso é o que diz o Provimento 355/2018 do TJMG, que são normas internas impostas pelo CNJ referente aos serviços judiciários.