Velocidade de escape de outros planetas
Como a massa do veículo espacial não entra no cálculo da velocidade de escape, o que podemos afirmar sobre a sua energia cinética? ... 2 – Na equação da velocidade de escape da questão 1, G é uma constante gravitacional, M é a massa da Terra, e R é o raio da Terra.
Quando, contudo, o objetivo é lançar uma nave no espaço, ela deve escapar em definitivo da atração da Terra e entrar no espaço exterior. Para tanto, precisa de uma velocidade maior do que a utilizada nos satélites: 11,2 km/s de velocidade (o que chamamos de velocidade de escape).
28.
Resposta. É a velocidade minima que um corpo sem propulsão própria necessita para "escapar" do campo gravitacional de um planeta, para não ficar preso nele ou em órbita. ´Para fins de curiosidade, a velocidade de escape da um buraco negro é maior do que a velocidade da luz, devido a sua intensa atração gravitacional.
os satélites são ditos geoestacionários quando estes são colocados em uma orbita circular em torno da terra tal tal que a sua velocidade de rotação seja a mesma da terra, ou seja, para um observador na terra o satélite comporta-se como se estivesse estacionário em um determinado local no céu.
Um satélite geoestacionário se move na mesma direção e na mesma velocidade que a Terra está girando. Por conta disso, visto da Terra, um satélite geoestacionário parece estar parado. Já os satélites de órbita polar viajam de pólo a pólo, de norte a sul.
Para que um satélite entre em órbita é necessário que atinja uma velocidade de pelo menos 28.
Os satélites geoestacionários é um satélite em órbita geosíncrona, com um período orbital igual ao período de rotação da Terra. Esse satélite retorna à mesma posição no céu após cada dia sideral e, ao longo de um dia, traça um caminho no céu que é tipicamente alguma forma de analema.
Os satélites artificiais utilizados como impulsionadores da ciência têm a missão de estudar o universo (a estrutura, evolução, composição), entender melhor o sistema solar, entender melhor o sol, essencial para a vida no planeta, entender o planeta terra, experimentos espaciais, desenvolver tecnologia e compreender ...