Que ocupação é a tua? Pergunta feita pelos marinheiros de um navio em apuros, a qual não foi respondida por Jonas, mas que teve uma repercussão muito grande. ... A mensagem gira inteiramente em torno das relações pessoais entre Deus e Seu servo Jonas, filho de Amitai, nascido em Gate-Hefer, cidade na divisa de Zebulom.
A história de Jonas na barriga do peixe é uma das mais conhecidas da narrativa bíblica. Ela nos conta de um profeta de Deus, chamado Jonas, que recebeu a direção divina para pregar a Palavra na grande cidade Nínive, uma das maiores da época. Porém, o profeta decidiu fugir da Presença do Senhor.
Ele foi escrito por volta de 663 a612 ACe sua autoria é atribuída ao próprio Naum: profeta que viveu na mesma época em que viveram Habacuque e Sofonias. Ele descreve a queda de Nínive (capital da Assíria) de forma poética “Peso de Nínive.
Os ninivitas adoravam o deus-peixe Dagon, que na sua mitologia era parte humano e parte peixe. Eles acreditavam que ele havia saído do mar e fundado sua nação – a Assíria, e que esse deus enviava mensageiros do mar de tempos em tempos.
Era um deus venerado pelos filisteus (ou povo de Canaã) com o nome de Dagon ou Dagantakala. Casado com Shala (um outro nome de Ninlil), este deus fazia com que as plantas crescessem e julgava aqueles que morriam, reinando no mundo subterrâneo.