Explicação passo-a-passo: A base total é a soma das áreas da base (em cima e em baixo) e a área dos quatro lados. Sendo a base quadrada, a área desta corresponde a 12 × 12 = 144 (lado × lado). Os lados por sua vez são calculados pela fórmula: base × altura, 12 × 40 = 480.
Prismas são poliedros que tem duas bases, que são polígonos iguais. Essas bases são conectadas por paralelogramos que chamamos faces laterais.Um poliedro é chamado convexo, em relação a uma de suas faces, se está todo contido no mesmo semi-espaço determinado por esta mesma face.
Os prismas são poliedros formados por duas bases poligonais congruentes e paralelogramos “fechando” o sólido. As pirâmides são formadas por uma base poligonal e triângulos “fechando” o sólido. A figura a seguir mostra um exemplo de uma pirâmide e de um prisma.
Semelhanças: sólidos geométricos e faces e bases poligonais. ... A grande diferença entre os dois sólidos é que o prisma possui duas bases e suas faces são formadas por retângulos. As pirâmides possuem uma única base e suas faces são formadas por triângulos.
Sólidos geométricos: Prismas e pirâmides As respostas das duas questões do “pense e responda” da página 94 proposto na última aula, dia são as mesmas, ou seja, o elemento que pode ser utilizado como diferenciador entre pirâmides (1ª pergunta) e prismas (2ª pergunta) nada mais é do que O polígono da base.
Observe que as faces laterais de um prisma reto são retângulos. Já as faces laterais de um prisma oblíquo são paralelogramos. Um prisma reto cujas bases são polígonos regulares é chamado de prisma regular.
Este sólido geométrico denomina-se pirâmide triangular porque a sua base é um triângulo. Tem 4 vértices, 6 arestas, 4 faces e 1 base. Chamamos pirâmide quadrangular a este sólido pois tem um quadrado na sua base.