As áreas constitutivas das Ciências Sociais : Antropologia , Sociologia e Ciência Política. Sociologia – A Sociologia estuda o homem e o universo sociocultural , analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
Assim, o objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas. 16. AS ÁREAS CONSTITUTIVAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA E CIÊNCIA POLÍTICA.
O objetivo das Ciências Sociais é estudar, analisar e interpretar as ações dos seres humanos quando estes interagem com a sociedade.
Fatos como o casamento, assim como sua duração e estabilidade, ou até mesmo a escolha do consorte, a dimensão da família, sua procriação voluntária, os papéis masculinos e femininos, as relações do casal e a relevância do papel da criança em meio a tudo isto são assuntos “para sociólogo estudar”.
Ciências naturais – estudo das caraterísticas físicas da natureza e das maneiras como aquelas interagem, mantêm e/ou alteram a natureza. Ciências sociais – estudo das caraterísticas sociais dos seres humanos e das maneiras como aquelas interagem, mantêm e/ou alteram a sociedade.
As ciências sociais estudam a vida e o comportamento humano, avaliando como as pessoas pensam e agem, formam grupos e se relacionam com outras pessoas ou povos. ... Para diversos estudiosos, as comunicações, a educação, a geografia, a história e o direito também podem ser considerados ciências sociais.
A História Social é um dos principais ramos da pesquisa histórica, que tem como principal objetivo compreender a evolução da sociedade ou de um dos seus componentes no decorrer do tempo. Sua definição e sua abordagem evoluíram constantemente de acordo com o tempo e com os historiadores que se dedicaram a ela.
Desta forma, o verdadeiro espírito científico é aquele que se opõe, questiona e pergunta. Todo novo conhecimento é uma resposta para uma pergunta. Muitas vezes, a acomodação é o principal fator capaz de destruir um espírito científico.
A filosofia tem como objecto os conceitos mais básicos que usamos nas ciências, nas artes, nas religiões e no dia-a-dia. A filosofia estuda conceitos como os seguintes: o bem moral, a arte, o conhecimento, a verdade, a realidade, etc. O seu método é a troca de argumentos, a discussão de ideias, a reflexão.
Chamamos de Método na Filosofia o procedimento racional que a partir de um processo lógico e ordenado consegue produzir algo. Ora, dentro da Filosofia isso acontece a partir de uma sequência de operações lógicas que busca atingir um resultado. O Método é importantíssimo para a legitimação do resultado atingido.