Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. O filo Annelida apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas.
As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.
Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).
Além do endoesqueleto de origem mesodérmica, diversas outras características aproximam o filo dos equinodermos dos cordados. Esse conjunto de características coloca esses dois filos em um mesmo grupo: o grupo dos deuterostômios.
A semelhança entre os equinodermos e os cordados, ou seja, os animais vertebrados, é a existência de notocorda, ou seja um sistema nervoso que é protegido, apresentam também sistema circulatório fechado para as trocas gasosas, ... Os equinodermos são animais que habitam o ambiente marítimo.
Equinodermos e cordados têm em comum o fato de serem deuterostômios. A presença do arquêntero e sua comunicação com o blastóporo e a condição triblástica também são características comuns a equinodermos e cordados que surgem na fase de gastrulação.
A caracteristicas que os equinodermos tem que os aproxima dos vertebrados, é que ambos estão na categoria de deuterostômios, então eles compartilham a formação do ânus e da boca, ou seja o sistema digestorio completo.
A principal proximidade entre os equinodermos e os chordados consiste na formação embrionária, mas a diferença morfofuncional é que em todos os invertebrados, a exceção dos equinodermos, os folhetos embrionários dão origem a uma cavidade denominada de blastóporo.
Os equinodermos são os invertebrados mais evoluídos, estando então muito próximos dos cordados. Essa proximidade ocorre por conta do blastóporo: tanto equinodermos quanto cordados são deuterostômios, ou seja, o tubo digestivo abre primeiramente no ânus.
Equinodermos e cordados formam um grupo chamado deuterostômios. ... Enquanto nos deuterostômios a boca se forma depois, o primeiro orifício formado virá a ser o ânus, extremidade final do sistema digestivo nestes animais. A deuterostomia é uma das principais novidades evolutivas dos equinodermos.
Nos equinodermos, o sistema circulatório geralmente não está presente, mas quando está, é rudimentar. Existe um líquido incolor que circula pelos canais encontrados por todo o corpo desses animais, sendo que este líquido realiza as funções do sangue, ou seja, transportam substâncias por todo o organismo.
As características fundamentais e exclusivas de um cordado são a notocorda, o tubo nervoso ou tubo neural e as fendas faríngeas ou branquiais.
Há características exclusivas da classe dos mamíferos, são elas:
São características diferenciais e exclusivas dos cordados presentes pelo menos nas primeiras fases do desenvolvimento: (D) tubo nervoso dorsal, notocorda e fendas branquiais. A principal característica dos Cordados é a presença da Notocorda!
A principal característica entre os animais vertebrados é a presença de medula espinhal e coluna vertebral, que é formada por diversas vértebras. Os vertebrados possuem músculos e esqueleto, proporcionando a realização de movimentos mais difíceis que os animais invertebrados.
Nos grupos de invertebrados, as características morfológicas sempre foram definidas a partir do estudo de animais adultos. Nos cordados, no entanto, a caracterização do grupo deve ser procurada na fase embrionária.
Os animais vertebrados são aqueles que possuem ossos, formando a coluna vertebral e o esqueleto. ... Os animais invertebrados não possuem ossos. Algumas espécies possuem o corpo mole, outras apresentam uma estrutura rígida externa que ajuda a sustentar o corpo.
Os animais invertebrados são aqueles que não possuem vértebras e representam 95% dos animais. ... Vertebrados (Subfilo Vertebrata) são animais que possuem um esqueleto interno (endoesqueleto) que inclui uma estrutura constituída por uma coluna de vértebras e eles se dividem em 5 grupos: Aves – Elas são cobertas de penas.
Confira-os:
São exemplos de mamíferos terrestres: ser humano, cachorros, girafa, leão, tigre, macaco, boi, urso, tamanduá, raposa, gato, onça, camelo, ovelha, jaguatirica. Existem ainda os morcegos que são animais mamíferos aéreos. O urso polar também é um mamífero, porém com habilidade de natação.