O respeito à diversidade no ambiente escolar facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente. Além disso, facilita o trabalho dos educadores e pais, abrindo portas para um aprendizado maior e melhor, derrubando barreiras desnecessárias.
Conviver com as diferenças pode ser algo fácil, se defendido e ensinado desde os primeiros traços de entendimento. Para tanto, o diálogo e as demonstrações práticas são essenciais para que as crianças compreendam que a igualdade está presente mesmo onde há diversidade.
verbo transitivo direto Não demonstrar o respeito necessário a; não ter consideração por; desconsiderar: ele vivia desrespeitando seus pais. [Por Extensão] Ocasionar transtorno a; atrapalhar ou desacatar: algumas pessoas insistem em desrespeitar as regras de trânsito. Etimologia (origem da palavra desrespeitar).
A dificuldade em lidar com as diferenças é uma tendência humana. Isto por que o diferente nos desacomoda exigindo um exercício intelectual e emocional distinto do que estamos habituados. Aquilo que não compreendemos nos parece no primeiro momento como incorreto, uma vez que não é reconhecido por nós.
Parece simples dizer que aceitamos e sabemos lidar bem com as diferenças do outro. Afinal, é premissa básica para se relacionar. Em nossas relações, semelhanças e interesses em comum tendem a despertar simpatia e empatia mútua, incentivando a proximidade gradual.
Aceitar o outro e reconhecer as diferenças é o que nos torna e afirma como seres humanos únicos e amplos. O não familiar, o estranho, tem o poder de ampliar nossa visão, transformar nossas ações e moldar a nossa interação com as pessoas. Lembre-se: o mundo individual só existe diante do contraste com o mundo do outro.
A diversidade no ambiente de trabalho é fundamental para a aprendizagem sobre o respeito e a tolerância. Mas ela também favorece os processos, melhorando a interação da equipe, aumentando a qualidade de vida e estimulando a aceitação entre os colegas.