Prezado(a) sr. (sra.) [cargo ou função do destinatário], Eu, [seu nome], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], inscrito no CPF sob o nº [número de seu CPF], residente e domiciliado à [informar cidade ou endereço], sirvo-me do presente para solicitar [descreva sua solicitação e a finalidade pretendida].
Padrão Ofício. Há três tipos de documentos oficiais que são diferentes em sua finalidade, mas semelhantes em sua forma. Em razão disso e em busca de uma diagramação única, foi estabelecido o padrão ofício. Os documentos que se submetem a esse padrão são o aviso, o memorando e o ofício.
Dicas úteis ao responder um Memorando
O memorando é um texto profissional de curto tamanho utilizado para enviar ágeis mensagens para todos os funcionários, para determinados setores da empresa ou ainda para filiais e parcerias. Sua principal característica é a rapidez e objetividade na comunicação.
Basicamente, esse documento pode ser utilizado sempre que duas ou mais partes precisam deixar claro quais são os termos e acordos feitos sobre um determinado assunto, projeto ou sociedade e quais as instruções a serem seguidas. Além disso, o Memorando de Entendimento serve como versão mais formal de um contrato verbal.
O ofício é um tipo de texto que se aproxima do memorando quanto à estrutura textual, no entanto, ele é destinado a instituições e autoridade publicas, enquanto o memorando é um documento geralmente utilizado entre as unidades administrativas da mesma empresa (comunicação interna).
Um exemplo de comunicação interna, entre departamentos de uma empresa. O documento de que se valem as empresas para realizar a comunicação interna entre setores ou unidades, responde pelo nome de memorando.
O despacho pode constituir- se de uma palavra, de uma expressão ou de um texto mais longo. Os documentos têm padrões de formatação que devem ser seguidos, facilitando a sua identificação e o entendimento do seu objetivo. Os mais conhecidos são o Memorando e o Ofício.
Encaminhamento com decisão proferida por autoridade administrativa em matéria que lhe é submetida à apreciação. Pode ser informativo (ordinatório ou de mero expediente) ou decisório.
Trata-se de documento oficial administrativo com a manifestação de uma auto- ridade com poder de deliberação. Ele é produzido, comumente, a partir de provocação oriunda de parecer, ofício ou requerimento.
REDAÇÃO OFICIAL é a maneira pela qual o poder Público redige atos normativos e comunicações. ... A redação oficial segue normas, enquanto a redação comercial e a bancária, seguem outras.
A Redação Oficial não é a redação (dissertação) que assusta muitos candidatos, mas um conjunto de normas utilizadas pelo poder público para redigir seus documentos. ... De acordo com esse manual, Redação Oficial é a maneira pela qual os órgãos públicos redigem atos normativos e comunicações.
Deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo, em documentos destinados a chefes de Poder, ao passo que se deve empregar o vocativo Senhor, sem especificação do cargo, em documentos destinados a demais autoridades.