A enfermagem possui papel preponderante no controle da Nutrição Parenteral e Enteral, desde a manutenção e controle da via escolhida, o volume administrado e até as mais variadas reações que o paciente possa apresentar durante esta terapêutica.
O conhecimento sobre nutrição garantirá uma visão completa do paciente, sabendo que um dos maiores riscos para infecções ou outras patologias podem acarretar em um aumento do período de hospitalização, podendo estar associado à desnutrição, ou, no caso da obesidade, sendo um fator de risco para doenças mórbidas.
O enfermeiro que irá administrar a dieta via oral em pacientes acamados deve tomar alguns cuidados. Primeiramente, o profissional deve fazer uma antissepsia das mãos. A higienização deve ser feita com água e sabão ou álcool 70%. Depois, deve orientar o paciente quanto à alimentação que ele irá receber.
É através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor maneira, inclusive prevenindo contra doenças como anemia, obesidade, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC) e várias outras.
Quando consumimos os alimentos corretos, nosso corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para manter um ótimo funcionamento, inclusive prevenindo doenças como obesidade, anemia, diabetes e tantas outras.
A Nutrição é uma ciência que visa a manutenção da saúde, prevenção de doenças, tratamento de desequilíbrios orgânicos, melhoria do desempenho esportivo, alteração da estética corporal, além de proporcionar prevenção do envelhecimento, melhoria na cognição, bem estar, equilíbrio, prazer ao paladar dentre outros ...
A função de nutrição do corpo humano relaciona-se com a obtenção, o processamento, a distribuição e com a excreção de resíduos provenientes dos alimentos que o corpo consome. Portanto, assim como a função de nutrição, os alimentos são fundamentais para a manutenção da vida.
Sempre que você sentir que o cabelo está sem brilho, com os fios ásperos e com bastante frizz, é hora de investir em uma máscara capilar nutritiva e rica em óleos. Outro sinal de que é preciso fazer a nutrição é quando o cabelo aparentar estar armado e sem forma.
A nutrição capilar é um tratamento voltado para a reposição de lipídios e nutrientes perdidos pela fibra capilar. ... A ação dos lipídios também é responsável pelo aumento da capacidade do fio de reter umidade dentro da fibra e ajudar a manter as cutículas seladas, o que evita o ressecamento.
Máscara de Nutrição “Ela entrega as camadas mais internas do fio importantes nutrientes, como componentes minerais e queratina – substâncias que compõe a massa capilar e dão força e corpulência aos fios”, disse a especialista.
Top 10 melhores máscaras de nutrição para incluir no tratamento capilar
Receitinha passo a passo:
A periodicidade da nutrição capilar De maneira geral, cabelos saudáveis podem ser nutridos uma vez a cada 15 dias, mas se você tem cabelos cacheados, crespos ou que sofram alguma alteração química com frequência, a nutrição capilar pode ser feita até duas vezes por semana.
Como fazer a nutrição capilar
A umectação deve ser feita, no máximo, uma vez por semana Dependendo do seu tipo de fio e da sua necessidade, umectar os cabelos a cada 15 dias já é o suficiente para manter a nutrição. Se quiser fazer mais do que isso, dê um intervalo de no máximo uma semana antes de aplicar o óleo nas madeixas novamente.
10 dias
Quais os melhores óleos para usar na umectação?
2 horas
Diluir um shampoo transparente ajuda a remover umectação dos cabelos lisos. As crespas e cacheadas costumam remover a umectação com a técnica UCPE, que usa o condicionador para retirar o óleo de maneira mais fácil e sem comprometer a nutrição que acabou de ser feita.
Pode ser deixado por alguns minutos antes da aplicação ou ser usado para umectação ao longo da semana que antecede a química. Os benefícios são combater o ressecamento e a porosidade dos fios Uma dica, é acrescentar algumas gotas de óleo na máscara de hidratação e deixar pelo tempo recomendado da máscara.
Umectação é quase a mesma coisa que nutrição: tratamento à base de óleos. Só que é feito de um jeito um pouco diferente. Invés de você colocar o óleo na máscara, você vai passar direto nos cabelos secos.