Pirâmide etária é um gráfico organizado para classificar a população de uma determinada localidade conforme as faixas de idade, dividindo-as por sexo. ... As pirâmides populacionais são importantes no sentido de elaborarem um planejamento público a médio e longo prazo.
Pirâmides etárias são indicadores populacionais que, por meio de gráficos, permitem a análise da dinâmica populacional de um determinado local segundo faixas etárias e de sexo.
As pirâmides etárias são gráficos que representam a população de acordo com as idades e os sexos. Para oferecer informações sobre a população de um país, como a quantidade de habitantes por faixa etária, a proporção por sexo e a porcentagem de pessoas em idade produtiva (entre 15 e 60 anos) do total da população.
Cada parte da pirâmide etária representa um grupo populacional. A base retrata o contingente populacional de jovens, no corpo encontra-se o quantitativo de adultos e no topo está a representação estatística do grupo da terceira idade.
Resposta. Fatores naturais/físicos: relevo, solo, clima, vegetação. Fatores históricos: depende também do processo de colonização inicial. Fatores económicos: onde estão concentradas as atividades econômicas são mais ocupadas do que as outras.
Resposta. Os fatores de distribuição populacional podem ser basicamente três, os fatores naturais - físicos - como relevo, solo, clima, vegetação (existem áreas favoráveis - como as áreas de clima temperado e desfavoráveis - como os desertos gelados ou quentes)...
Resposta. Resposta:Vegetação densa, climas secos, montanhas altas, região muito fria, desertos.
Fatores naturais são os ecossistemas, que neles estão inclusos a fauna, flora, e os fatores abióticos, como chuva, calor, vento..etc.. Os fatores socio-econômicos são todos os bens, e integrantes do meio ambiente, que não são naturais, como favelas, prédios, pontos, estradas, carros...etc...
Um dos principais motivos para que isso ocorra é o seu clima local, que permite q sua água em estado líquido com um ciclo perfeito. Além disso as árvores e florestas e o relevo local facilita a abundância de água.
Um dos principais motivos para que isso ocorra é o seu clima local, que permite que a água seja encontrada em estado líquido com ciclo perfeito. Além disso a quantidade de árvores e o relevo local facilita com que as águas aqui sejam abundantes.
Resposta. Fatores naturais:relevo, hidrografia, temperatura, precipitação pluviométrica(chuva), temperatura. Fatores sociais: busca por empregos, melhor condição de vida, diferenças sociais.
Podemos compreender que os fatores naturais permissivos devem ser amplamente relacionados com diferentes questões relacionadas à natureza. ... De forma geral, podemos afirmar que se trata de fatores inerentes à natureza, que podem de forma indireta serem influenciadas certamente por fatores inetentes às ações antrópicas.
Clima ameno, áreas sem ocorrência de terremotos e relevo plano podem ser considerados fatores naturais permissivos. Já os fatores de ordem econômica estão ligados a oferta de emprego e serviços, o contrário do exposto são fatores repulsivos.
Os fatores permissivos, quando estamos nos referindo às questões relacionadas ao povoamento podem ser identificados como aqueles que atraem a população, como por exemplo, a presença de um ambiente com considerável incidência solar, disponibilidade de água além de solo propício para agricultura.
Na Geografia fatores naturais são: chuva, tempestade, seca, umidade, ventos, furacões, etc. Climas desérticos ou muito frios, bem como declínio de atividade econômica em uma região, são exemplos de fatores naturais econômicos restritivos, caracterizando uma área de repulsão de população.
Resposta:É justamente ao contrário dos fatores permissivos,o fator restritivo é o fator onde as pessoas preferem não morar,onde o solo não é bom para agricultura,o clima é muito quente etc.
Verificado por especialistas A maior parte da população brasileira encontra-se concentrada no Sudeste do país ou no litoral. Isso se deve aos acontecimentos históricos que levaram tais regiões a serem mais ricas e, consequentemente, mais desenvolvidas no decorrer da história nacional.
A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o ...
A população brasileira está distribuída em um extenso território, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Em virtude disso, a população relativa é modesta, com cerca de 22,4 hab./km². O dado apresentado classifica o país como pouco povoado, apesar de ser populoso diante do número da população absoluta.
A distribuição de habitantes pelo globo terrestre apresenta características de desigualdade, com zonas de vazios e zonas de concentração de população. A população do mundo se distribui de forma irregular sobre a superfície da Terra. ... No mundo existem grandes vazios e grandes concentrações populacionais.
Resposta: Em consequência dos processos de povoamento e sua relação com as atividades econômicas predominantes no decorrer da história do país, temos uma distribuição da população bastante irregular. A densidade demográfica do Brasil varia muito de uma região para a outra e de um estado para o outro.
O IBGE divulga hoje as estimativas das populações residentes nos 5.