O artigo 77 inciso III da Constituição do Estado do Rio de Janeiro é quem responde a essa pergunta: “Não haverá limite máximo de idade para a inscrição em concurso público, constituindo-se, entretanto, em requisito de acessibilidade ao cargo ou emprego a possibilidade de permanência por cinco anos no seu efetivo ...
Não há idade máxima para entrar por concurso na Polícia Federal. Como você viu no item acima, há apenas uma idade mínima, que é 18 anos. A única limitação que deve ser respeitada é a da aposentadoria compulsória.
O candidato da Polícia Federal deverá se adequar aos seguintes requisitos: Possuir mais de 18 anos. Ter carteira de habilitação a partir da categoria B. Possuir nível superior completo em qualquer curso (exceto para o cargo de Perito e Delegado que exigem cursos específicos)
1,60 m
Para quem deseja ser Delegado de Polícia do Distrito Federal, também são necessários três anos e prática jurídica ou policial, comprovados no ato da posse, conforme art. 5º, §1º, da Lei 9.
Para o cargo de delegado, por exemplo, o candidato deve ser bacharel em Direito. Não precisa atuar como advogado ou ter a carteira da OAB, basta apresentar um diploma de curso de Direito reconhecido pelo MEC. O cargo de perito criminal pode ser ocupado por profissionais de diferentes áreas.
Caso você possa estudar 4 horas, com qualidade, estude. Se você tem 10 horas livres por dia, mas seu limite físico se esgota com 6 ou horas de estudo, respeite isso. Conforme destacamos, o ideal é aliar quantidade com qualidade. Não adianta estudar, apenas, 10 minutos por dia com qualidade, nem 10 horas sem ela.