Os sais minerais desempenham funções vitais em nosso corpo como manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contração muscular, carregar oxigênio para a musculatura e regular o metabolismo energético.
O reino mineral, diferente dos reinos animal e vegetal, é formado por tudo aquilo que não possui vida, por exemplo, a água, o solo, os gases, os minérios, as rochas. A origem dos minerais são caracterizadas pelo resfriamento do magma, precipitação de sais ou o rearranjo de íons (metamorfismo).
Os minerais se formam por cristalização, a partir de líquidos magmáticos ou soluções termais, pela recristalização em estado sólido e ainda, como produto de reações químicas entre sólidos e líquidos.
As matérias orgânica ou inorgânica compreendem partículas minerais do solo, originadas do intemperismo da rocha, ou seja, da sua desintegração. Há também materiais orgânicos provenientes de animais e plantas, que entram em decomposição e formam a camada de húmus (primeira camada do solo).
Jazida mineral é uma concentração local de uma ou mais substâncias úteis que tenham valor económico, seja na superfície ou no interior da Terra.
Os depósitos minerais são corpos rochosos formados por processos de transformações geológicas ao longo de centenas de milhões de anos, que tem algum tipo de aplicação na vida do ser humano.
Os escudos cristalinos são formados a partir da erosão de rochas magmáticas ou ígneas, em sua grande maioria. São também constituídos pela solidificação do magma terrestre, decorrente de áreas onde ocorre atividade vulcânica.
São constituídos de rochas cristalinas tanto metamórficas quanto magmáticas e com alta resistência à erosão e ao intemperismo. Os escudos cristalinos são as formações rochosas mais antigas do planeta. Sua formação ocorreu no período pré-cambriano entre as eras arqueozoica e proterozoica.
A formação de bacias sedimentares está diretamente ligada ao processo de transporte e deposição de sedimentos, que são partículas de rochas. ... Outro exemplo é o pó que se forma a partir do desgaste de rochas pela ação da água das chuvas e dos ventos.