EQST

Qual A Funço Do Estrato Germinativo?

Qual a função do estrato germinativo?

O estrato germinativo é a camada mais profunda da epiderme e em contato com a derme. Essa camada é responsável pela renovação da epiderme, apresentando intensa atividade mitótica. Os queratinócitos produzidos são constantemente empurrados para as camadas superiores e aumentam sua produção de queratina.

Como é chamada a camada mais superficial da pele?

A pele é formada por duas camadas principais, uma mais externa, chamada de epiderme, e uma mais interna, chamada derme.

  • A epiderme é formada por tecido epitelial e, portanto, não apresenta vasos sanguíneos e nervos. ...
  • Abaixo da epiderme, há a derme, que é formada por tecido conjuntivo.

Quais são as três camadas que formam a pele?

A pele é dividida em três partes: epiderme, derme e hipoderme.

Quais são as camadas que formam a pele?

A pele é formada por duas camadas: a epiderme e a derme.

  • A pele é o maior órgão do corpo humano, recobrindo cerca de 7500 cm2 de um indivíduo adulto. ...
  • A pele apresenta uma estrutura com duas camadas distintas, a epiderme e a derme.
  • A epiderme é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial.

Quais são as três camadas da pele e quais suas características?

A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.

Qual a diferença entre a derme e epiderme?

A epiderme é formada por cinco camadas de células. A derme está localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas, sendo ricamente vascularizada e inervada.

O que são Estomatos para que serve?

Os estômatos são estruturas celulares, presentes na parte inferior das folhas, que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. São constituídos por duas células estomáticas, apresentando uma abertura entre elas, denominada ostíolo.

Quais são os tipos de tecidos de sustentação?

Os tecidos de sustentação são de dois tipos: o colênquima e o esclerênquima. O colênquima é formado por células vivas e flexíveis sendo especialmente adaptado à sustentação de órgãos em crescimento. O esclerênquima é formado por células mortas e muito resistentes.

O que é um tecido conjuntivo de sustentação?

Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los. Existem tipos especiais de tecido conjuntivo, cada um com função específica.

Qual a diferença entre tecidos Meristemáticos e permanentes?

Resposta. A principal diferença é que as células meristemas formam o tecido adulto. As células meristemas tem alta capacidade mitótica seu tecido é constituída por células indiferenciadas já no tecido adulto as células são específicas poi cada uma exerce uma função.