O que deveria ser uma carta do filósofo a seu amigo Meneceu acabou se tornando uma das principais obras da Antigüidade. A busca pela felicidade é o tema central, e os caminhos para se chegar a ela seguem por 2 razões: a saúde do corpo e a serenidade do espírito.
A Felicidade é alcançada por meio do controle dos medos e dos desejos, de maneira que seja possível chegar à ataraxia, a qual representa um estado de prazer estável e equilíbrio e, consequentemente, a um estado de tranquilidade e a ausência de perturbações, pois, conforme Epicuro, há prazeres maus e violentos, ...
A Carta a Meneceu (sobre a felicidade), escrita por Epicuro por volta de 300 a.C., trata de uma questão fundamental para a filosofia, isto se não for propriamente, a mais importante das questões, a que diz respeito a como podemos alcançar a felicidade e de como nos mantermos felizes.
A carta de Epicuro a Meneceu tem como tema a questão da felicidade, que logo no início se mostra interligada com o esclarecimento adquirido através da filosofia, pois ele é capaz de proporcionar a saúde do espírito e assegurar os elementos fundamentais para uma vida feliz.
O prazer. A doutrina de Epicuro entende que o bem reside no prazer, e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo.
Sendo assim, o filósofo Epicuro de Samos, estabeleceu que os prazeres maiores estava no reconhecimento das limitações. Sendo assim, era preciso compreender que a busca pelo prazer atingia um limite. ... A felicidade só será encontrada quando os prazeres mínimos forem verdadeiramente sentidos.
Epicuro deu origem a filosofia epicurista, baseada no prazer da amizade. ... E a melhor espécie de vida era a vida de prazer - não de prazer turbulento, mas de prazer refinado. Cultivar a felicidade da vida simples.
Para quem não sabe, o estoicismo é uma corrente filosófica pautada, sobretudo, pela lógica. Todo sistema de ideias apresenta alguns pilares para sustentar suas premissas. Com o estoicismo não é diferente. O lema é viver e aceitar suas derrotas, triunfos, potencialidades e deficiências.
O Estoicismo ou Escola Estoica é uma doutrina filosófica fundamentada nas leis da natureza, que surgiu na Grécia no século IV a.C. (por volta do ano 300), durante o período denominado helenístico (III e II a.C.). Foi fundada pelo filósofo grego Zênon de Cítio (333 a.C.- 263 a.C.), e vigorou durante séculos (até III d.
Exercícios em estoicismo para você praticar Inspirando-se nas Meditações, de Marco Aurélio, escreva seu próprio diário filosófico (como ensinaram Sêneca e Epiteto). Antes de ir para a cama, reflita sobre as coisas mais importantes que aconteceram naquele dia, coisas que são importantes em termos da sua ética pessoal.
As fases do Estoicismo
Resposta. Estoicismo é um movimento filosófico que surgiu na Grécia Antiga e que preza a fidelidade ao conhecimento, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão, a luxúria e demais emoções. ... Os sentimentos externos tornariam o homem um ser irracional e não imparcial.
Os estoicos em muito influenciaram a ideia de abnegação, simplicidade e humildade cristã, bem como da não preocupação com eventos externos e incontroláveis, o que para os cristãos refletia-se na simples vontade divina.
Principais características da Filosofia Helenística: - Um dos principais objetivos da filosofia helenística era refletir sobre a busca da felicidade interior (individual). - Valorização do conhecimento voltado para o “saber viver”. ... - Ganham importância, na formação do conhecimento, a Lógica, a Ética e a Física.