Estrutura e Fisiologia das Unhas As unhas são constituídas por quatro estruturas epiteliais queratinizadas distintas (Figura 1), que são: as pregas ungueais, o leito ungueal, o hiponíquio e a matriz. A lâmina ungueal encontra-se aderida ao leito ungueal e é circundada pelas pregas ungueais proximal, distal e laterais.
São infecções causadas por fungos que parasitam a lâmina ungueal.
A Atrofia Muscular tem tratamento e pode ser facilmente diagnosticada. Caso você identifique sintomas como fraqueza muscular, dores no corpo, dificuldade de se movimentar e diminuição do tamanho dos músculos, fique atento e agende sua consulta médica.
Líneas de Beau Alterações lineares transversais nas unhas são resultantes da interrupção temporária da proliferação da matriz ungueal ou alterações de cor da própria unha e surgem em pacientes com quadros inflamatórios sistêmicos ou em uso de alguns medicamentos, como os quimioterápicos.
A deficiência de algumas vitaminas e minerais, vitamina A, B e zinco, também podem levar a alterações nas unhas, inclusive aparecimento de ondulações, o que deixa a unha com aspecto enrugado. Além disso, pode ser verificada a presença de linhas brancas na superfície da unha, cutícula grossa e unhas mais fracas.
Existem diversos motivos que podem explicar as ondulações nas unhas. Em geral, as causas mais comum são as pancadas e/ou a cutilagem mal feita. Mas, além disso, vale lembrar de outras possibilidades: - Envelhecimento da unha: o desnivelamento também pode ser um sinal da idade nas unhas.
O único tratamento possível é lixar e aplicar base e esmalte. As unhas tendem a ficar com um bom aspecto após terem sido tratadas dessa forma. Quando esse sulco é único e atinge apenas uma unha, a maior chance é que isso seja causada pelo hábito de cutucar a cutícula daquela determinada unha.
Com uma lixa polidora (daquelas de bloquinho ou as com 3 ou 4 faces) faça movimentos circulares suavemente. Atenção para o suavemente. Essas lixas não são aconselháveis, ainda mais para unhas fracas – já que elas retiram parte das unhas – mas para nivelar, é uma boa alternativa.
Stern recomenda deixar as unhas curtas, usando uma lixa de vidro em vez de uma lixa normal, "que causa rasgos microscópicos na unha que podem causar rachaduras e descamação" e manter a circulação alta com exercícios regulares ou massagens nas mãos. Usar luvas para tarefas domésticas ou jardinagem também pode ajudar.
Se as suas unhas estão fracas, veja cinco maneiras de atenuar o problema
A leuconíquia pode afetar as unhas dos pés e das mãos, e pode acontecer devido à falta de vitamina B12 ou minerais como o cálcio e o zinco, por exemplo, ou devido a pequenos traumatismos causados nas tarefas domésticas ou na manicure.
Essa condição é mais comum nas unhas das mãos do que nas dos pés, mas ocorre em ambos os casos. Ela pode surgir devido à falta de vitamina B12 ou minerais como o cálcio e o zinco, além de pequenos traumatismos causados pela manicure ou nas tarefas domésticas.
Para fazer esse truque você irá precisar do suco de um limão. Umedeça a escova de dente com o suco e escove bem as unhas durante 3 minutos. Deixe-as imersas por dois minutos e enxague normalmente com água. Ela diminui até 30% da mancha de esmalte da unha.
O truque é pegar a embalagem de acetona e acrescentar à ela cerca de 1/6 do volume existente com glicerina, ou seja, a proporção é de uma parte de glicerina para 6 partes de acetona (se a embalagem de acetona estiver cheia, retire um pouco da acetona pra isso, ou espere que esvazie a quantidade necessária para proceder ...
“A forma mais simples e eficiente é passar óleo de peroba em cima da mancha com um pano bem macio. Espere secar e passe cera ou lustra móveis como de costume. Você também pode fazer uma mistura com pasta de dente branca (sem ser gel) e bicarbonato de sódio. Passe na mancha e deixe agir por alguns minutos.
Para tirar manchas de acetona do vidro, pode estar à beira de um processo muito delicado. Vai necessitar de limpa-vidros. Passe com um pano humedecido e tirar rapidamente com outro pano seco. Deverá repetir esta operação várias vezes.
Então, se você não sabe ao certo se a sua roupa é de tecido sintético ou não e só tem acetona em casa, faça um teste antes de' remover a mancha. Passe um pouquinho de acetona em uma parte escondida da peça, como na barra, por exemplo. Deixe secar e observe se o produto vai ou não danificar o tecido antes de prosseguir.
A clássica nódoa que é um pesadelo para se retirar. Mergulhe a nódoa numa solução de 2 colheres de sopa de vinagre branco e 1 colher de sopa de detergente da loiça por litro de água fria. Deixe a pela de molho durante 1 hora mas vá esfregando. Enxague e lave normalemente.
Como tirar mancha de tinta da roupa: tintas a base de água Em um copo misturamos em iguais medidas água e detergente de lavar louça. Com essa mistura molhamos a peça na parte do avesso, ou seja, molhamos a parte do tecido do lado que não foi atingido pela tinta, dessa forma a mancha irá sair com maior facilidade.