Pode ocorrer em uma veia superficial ou profunda, localizada no interior dos músculos. A principal diferença entre as duas patologias é que a tromboflebite ocorre de forma mais superficial, já a trombose pode acometer veias mais profundas.
Geralmente, a tromboflebite é provocada por alterações na coagulação sanguínea, que podem surgir por defeitos na circulação, comum em pessoas com varizes, por falta de movimentação das pernas e dor corpo, além de lesões nos vasos provocadas por injeções na veia, por exemplo.
Caminhe, caminhe, caminhe!
Como prevenir flebites A escolha de veias calibrosas diminui as chances de problemas na inserção de cateteres. Outra estratégia diz respeito aos materiais, como a escolha do menor dispositivo para infusão. Também é indispensável o rodízio do local puncionado a cada 72 horas.
Alguns cuidados, como a prática de exercícios físicos regularmente, elevar as pernas, sempre que possível e se indicado por um médico especialista, fazer o uso de meias de compressão, podem ajudar a aliviar a dor das varizes e impedir complicações.
A dor nas pernas pode ter diversas causas, como má circulação, dor ciática, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso.
Algumas posições ajudam Após um dia extenuante de trabalho, seja em pé ou sentado, reserve uns 15 minutos com as pernas para cima, de forma a fazer com que o sangue desça, assim você consegue diminuir suas dores. Ao se deitar na cama, procure dormir com as suas pernas mais elevadas que o corpo.
Fique atenta aos sintomas de varizes
As varizes ocorrem devido ao mau funcionamento das válvulas. As veias podem perder a sua elasticidade e começar a apresentar dilatação, impedindo o fechamento das válvulas.
Veja 10 dicas para evitar as varizes e não sofrer com dores nas pernas
Para tratar os “vasinhos”, tecnicamente chamados de telangectasias, o método mais indicado é a escleroterapia, também popularmente conhecida como “secagem de vasos”. No entanto, em muitos casos, o melhor tratamento para varizes é mesmo o cirúrgico.
8 Remédios caseiros para Varizes