EQST

Qual A Diferença Entre Proteço Pulpar Direta E Indireta?

Qual a diferença entre Proteço pulpar direta e indireta? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a diferença entre Proteção pulpar direta e indireta?

Consiste em aplicar medicação diretamente sobre a polpa exposta, na tentativa de preservação da vitalidade dental. A diferença fundamental entre a pulpotomia é a extensão da remoção do tecido pulpar remanescente.

O que é Proteção pulpar indireta?

Sua finalidade é promover o restabelecimento da polpa dentária, estimular o desenvolvimento de um tecido calcificado e proteger o tecido pulpar de irritações adicionais posteriores.

Como fazer Proteção pulpar direta?

  1. Proteção pulpar direta.
  2. Técnica: bolinha de algodão esterilizada embebida em solução de soro fisiológico sobre a exposição para hemostasia; solução de Ca (OH)2 sobre a exposição; Ca (OH)2 P.A. sobre a exposição; segue técnica de proteção pulpar convencional.
9 de mai. de 2012

Como é feita a Proteção pulpar indireta?

  1. Secagem da cavidade. Recobrimento do tecido pulpar.
  2. com pasta à base de hidróxido. de cálcio (p.a.)
  3. Aplicação de cimento de. hidróxido de cálcio.
  4. Aplicação de cimento de. ionômero de vidro.
1 de abr. de 2020

O que é capeamento pulpar indireto?

O capeamento pulpar indireto (CPI) é um tratamento conservador realizado na tentativa de ma- nutenção da integridade e vitalidade pulpar. Consiste na manutenção do tecido cariado afetado no fundo de uma cavidade profunda visando evitar uma possível exposição pulpar.

Qual a diferença entre tratamento expectante e capeamento pulpar indireto?

A principal diferença entre capeamento pulpar indireto e a escavação gradativa ou tratamento expectante é que o capeamento pulpar indireto remove quase completamente a dentina afetada deixando uma leve camada de dentina desmineralizada sobre a parede pulpar, não existindo a necessidade da reabertura, sendo realizada ...

Em que consiste o capeamento pulpar direto?

3 (2015), o capeamento pulpar direto, é quando há uma exposição pulpar e consiste em aplicar uma material base sobre o tecido pulpar exposto, para tentar preservar a vitalidade do dente, objetivando formar uma ponte de dentina sobre o local de exposição.

Qual material Forrador é utilizado para forramento nos casos de Proteção pulpar direta?

Os cimentos de ionômero de vidro têm sido usados como forradores e/ou bases cavitárias devido a duas propriedades bastantes favoráveis apresentadas por esses materi- ais, adesão química ao substrato e interferência positiva no processo des/remineralização, através da liberação de íons flúor.

Quais são as técnicas usadas para fazer a proteção do complexo dentino pulpar?

Atualmente com o aumento do número de produtos, diversidade de técnicas de aplicação e mecanismos de aplicação, uma adequada proteção do complexo dentino/pulpar pode ser obtida com os selantes, forradores, capeadores, bases protetoras e/ou bases cavitárias.

Como é realizado o capeamento pulpar indireto?

O capeamento pulpar indireto (CPI) é um procedimento terapêutico que consiste na completa remoção da dentina infectada e necrosada, deixando sobre a polpa dentária somente uma última camada descalcificada e fina, mas ainda com vitalidade9-10.

Qual a diferença entre capeamento pulpar indireto capeamento pulpar direto e trata mento expectante?

A principal diferença entre capeamento pulpar indireto e a escavação gradativa ou tratamento expectante é que o capeamento pulpar indireto remove quase completamente a dentina afetada deixando uma leve camada de dentina desmineralizada sobre a parede pulpar, não existindo a necessidade da reabertura, sendo realizada ...

O que é o tratamento expectante?

A técnica para realização do tratamento expectante compreende uma primeira escavação que objetiva retirar a biomassa cariogênica da cavidade com a remoção superficial da dentina cariada infectada da parte central da lesão e completa remoção da parte periférica. Em seguida, a cavidade é selada provisoriamente.

Como se faz o capeamento pulpar direto?

O ca- peamento pulpar direto consiste na aposição de um fár- maco diretamente sobre exposição pulpar5 na tentativa de permitir a cicatrização da polpa e conseqüente for- mação de tecido dentinário.

Como é feito um capeamento pulpar?

Nesse procedimento, ocorre a remoção do tecido cariado, mantendo uma fina camada de dentina para evitar a exposição pulpar. Em seguida, o material é colocado visando a proteção da polpa dentária. Mais uma vez, o material utilizado com mais frequência é o hidróxido de cálcio.

Qual o material de escolha para a proteção do complexo dentino-pulpar?

Normalmente os materiais à base de hidróxido de cálcio, mais peculiarmente os cimentos de hidróxido de cálcio, têm sido considerados como principal escolha para a pro- teção do complexo dentinopulpar, especialmente em cavidades profundas.

Quais são os 3 mecanismos de defesa reconhecidamente utilizados pelo complexo Dentinopulpar em frente a agressões de origem mecânica química térmica ou biológica?

Três mecanismos de defesa são reconhecidamente utilizados pelo complexo dentino-pulpar frente a agressões, sejam elas de origem mecânica, química, térmica ou biológica: (1) inflamação e resposta humoral; (2) deposição de dentina intratubular; e (3) deposição de dentina terciária (Figuras 2 e 3).

Quais são os fatores que orientam a proteção do complexo dentino pulpar?

A proteção do complexo dentino pulpar depende de vários fatores, dentre eles, a idade do paciente, a condição pulpar prévia e a profundidade da lesão cariosa ou mesmo do preparo cavitário.

Quando realizar o capeamento pulpar direto?

O capeamento pulpar direto é utilizado quando há o incidente da exposição pulpar durante a remoção do tecido cariado ou após trauma. Nesse caso a polpa deve se encontrar sadia, sem sinais de inflamação (ESTRELA, 2001).

Qual a diferença entre tratamento expectante e capeamento pulpar direto?

A principal diferença entre capeamento pulpar indireto e a escavação gradativa ou tratamento expectante é que o capeamento pulpar indireto remove quase completamente a dentina afetada deixando uma leve camada de dentina desmineralizada sobre a parede pulpar, não existindo a necessidade da reabertura, sendo realizada ...

Quando é indicado um capeamento pulpar direto?

O capeamento pulpar direto (CPI) é indicado quando há lesão de cárie profunda sem envolvimento pulpar e o dente tem cor normal e ausência de mobilidade. Radiograficamente, deve apresentar radiolucidez no ápice das raízes ou na região de furca, lamina dura intacta e espaço normal do ligamento periodontal.