A osteopenia é o início de perda da massa óssea que ocorre de maneira assintomática. Ela pode acontecer naturalmente, quando as células ósseas entram em desequilíbrio, resultando em desmineralização, sendo um estágio anterior à osteoporose. Podemos dizer que perdas brandas de massa óssea caracterizam a osteopenia.
A osteopenia geralmente só apresenta sintomas quando os ossos estão severamente comprometidos. O diagnóstico é feito pelo exame de densitometria óssea, um exame não invasivo que mede a quantidade de cálcio por centímetro quadrado no fêmur e na coluna vertebral.
Uso de medicamentos com cálcio e vitamina D; Exposição moderada ao sol, para que ocorra a síntese da vitamina D; Prática regular de exercícios físicos, como caminhada – que estimula a formação óssea e previne a reabsorção; Terapia hormonal (para mulheres).
Conclusão: O colágeno hidrolisado tem função terapêutica positiva na osteoporose e osteoartrite com potencial aumento da densidade mineral óssea, efeito protetor da cartilagem articular e principalmente no alívio sintomático em quadros de dor.
Diversos estudos demonstram que a ingestão de colágeno hidrolisado pode auxiliar no tratamento da deficiência de cálcio e aumentar a densidade óssea, contribuindo para a prevenção da osteoporose.
O colágeno tipo 2, ou colágeno não desnaturado, é o componente maioritário presente na cartilagens....Este tipo de colágeno é indicado quando em doenças como:
Magnésio Inositol previne dores musculares e ósseas, sendo também um ativo preventivo da osteoporose.