Capim-cidreira ou Capim-santo (Cymbopogon citratus) Também é chamado de capim-santo, capim-limão e capim-cheiroso. Quase não possui caule, e suas folhas são estreitas e compridas. Com um forte aroma de limão, seu chá tem sabor cítrico. Nativa da Índia, resiste a diversos climas e solos.
O capim-limão (capim-cidreira) possui um aroma que lembra o limão e também a erva cidreira, e esse aroma é bastante suave. Já a citronela possui um aroma mais intenso, e que à primeira vista lembra muito o eucalipto.
É importante ressaltar que a citronela pode ser confundida com o capim-santo (erva-cidreira), cujas touceiras são muito parecidas quando estão na mesma idade. ... Porém, quando amassadas, o cheiro de eucalipto da citronela se diferencia do cítrico da cidreira.
Entre as propriedades do capim-limão, destacam-se os efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório. Além disso, especialmente na forma de chá, a erva proporciona efeito relaxante e oxidante, ajudando a combater o estresse.
O nome científico da Citronela é Cymbopogon winterianus e pode ser comercializada como Capim-citronela, Cidró-do-Paraguai, Citronela-de-Java e Citronela-do-Ceilão. É integrante da Família Poaceae, cuja categoria se enquadra como Planta Hostícola.
A citronela é uma planta que necessita de muito sol. A maneira mais fácil de multiplicar esta planta em várias outras é fazendo a divisão das touceiras e replantando como novas plantas. ... Uma recomendação importante, é não planta-las de forma espremida, mas sim de forma bem espaçada, deixando um pouco mais de meio metro.
1 Rizoma de Citronela, uma planta muito aromática e repelente natural de diversos insetos. um repelente natural de diversos insetos, principalmente pernilongos e borrachudos. ...
Poda da Citronela Com crescimento rápido necessita de podas com frequência. A poda deve ser feita com luvas para evitar se machucar nos cortes das folhas.
Prepare uma quantidade que cubra todas as folhas que estão no frasco, nenhum pedaço de citronela pode ficar fora da água com álcool porque apodrece....Você vai precisar de:
Passos para se confeccionar o extrato de citronela:
Colocar o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa, ao abrigo da luz, por 4 dias. Mexer esta mistura 2 vezes por dia, de manhã e à noite. Coar e juntar o óleo corporal, agitando ligeiramente e colocar o repelente num recipiente com spray.
Um pote de vidro com vinagre de maçã e gotas de detergente atraem os mosquitos e ao entrar, eles se afogam na mistura. Borrifar vinagre nas frutas não prejudica o sabor, mas a acidez e o cheiro forte afugenta-os.
Modo de preparo: Coloque o álcool e o cravo da índia em um frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por quatro dias. Mexa esta mistura duas vezes por dia, de manhã e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente.
Mas para os berços dos bebês esta é uma forma prática e barata de manter os pernilongos longe. Os óleos e essências à base de citronela funcionam como repelentes naturais, pois esse cheiro é insuportável para os mosquitos. Vale pulverizar o ambiente com a essência, usar óleos corporais e acender incensos.
Quanto aos tubos de spray para matar ou afastar insetos, eles jamais devem ser usados no quarto das crianças, pois costumam ser mais perigosos e causar mais alergias.
7. Quais os repelentes infantis protegem contra a dengue/mosquito Aedes aegypti?
Crianças com idade entre 2 e 12 anos podem utilizar repelentes com DEET, mas desde que a concentração não ultrapasse 9%. A partir dos dois anos, bebês também podem utilizar repelentes que contenham óleo de citronela e icaridina, em concentrações de 25% e 1,2% respectivamente. Antes disso, devem evitar.
Para bebês a partir de 3 meses, OFF! Baby com Icaridina garante proteção contra mosquitos, inclusive o Aedes Aegypti que pode transmitir Zika, Dengue, Chikungunya e Febre Amarela.
Jamais aplique o produto na mão da criança para que ela mesma espalhe no corpo, pois ela pode esfregar os olhos ou colocar a mão na boca. Não aplique no rosto, próximo da boca, nariz, olhos ou sobre machucados na pele.
Por risco de toxicidade e/ou ausência de efeito. A justificativa para tirar o repelente antes de dormir tem por base: evitar contaminar lençóis e roupas de cama e assim impedir uma fonte contínua de exposição ao produto (1).
Tome alguns cuidados necessários na hora de usar o Repelente Elétrico Pastilha SBP: Quando utilizado no quarto, mantenha o aparelho ligado em uma distância mínima de 2 metros da cabeceira da cama; A ingestão, inalação ou o contato do produto com a pele e os olhos é perigosa; Armazene em local seco e arejado.
Qual o Melhor Repelente?