Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico.
Segundo ele, há dois grandes fatores que levam as células à morte: os processos de necrose e apoptose. Dentro da necrose, a morte pode ocorrer por anoxia (falta de oxigênio), ausência de nutrição ou por meio de produtos tóxicos. Quando ocorre a necrose, ocorre necessariamente uma inflamação.
Assim, a morte da célula pode ser fisiológica ou patológica....Nessa denominação, são tipos de morte celular:
Existem dois tipos de morte celular: a necrose, processo agudo provocado por uma lesão celular generalizada, e a apoptose, mecanismo mais apurado, não inflamatório. Na apoptose participam diversos mecanismos genéticos e celulares, sendo um processo geneticamente programado que responde a mecanismos homeostáticos.
Por definição, Apoptose ou Morte Celular Programada é um tipo de "autodestruição celular" que requer energia e síntese protéica para a sua execução. Está relacionado com a homeostase na regulação fisiológica do tamanho dos tecidos, exercendo um papel oposto ao da mitose.
Os dois principais tipos de vias de apoptose são as vias intrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para se destruir de um dos seus próprios genes ou proteínas, devido à detecção de danos no DNA e vias extrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para iniciar a apoptose de outras células do organismo.
Apoptose é uma programação genética que a celula tem para se autodestruir. Ela gasta energia (ATP) , não ocorre inflamação e os restos celulares são englobados pelas celulas vizinhas .
Em geral, a morte celular em animais ocorre por apoptose, sendo um dentre vários mecanismos de controle celular. Após modificações morfológicas características – como condensação e encolhimento, colapso do citoesqueleto, dissolução do envelope nuclear e fragmentação da cromatina –, células morrem por apoptose.
Fases da apoptose 1) Fase latente = As células mesmo com aparência normal tem eventos que levarão à apoptose. No entanto, fatores de sobrevivência podem resgatá-la da apoptose até um determinado momento. 2) Fase de execução = fase em que sofrem as mudanças morfológicas, possuindo caráter irreversível.
Desaparecimento das células como estruturas; podendo no entanto ocorrer: Destruição completa das células e arcabouço tissular, produzindo espaços vazios (em algumas formas de necrose coliquativa), ou uma massa homogênea eosinofílica indistinta (nas necroses de caseificação).
São características do processo inflamatório, EXCETO: (1,0) a) Desencadeia um processo de hiperemia ativa patológica. b) Ocorre migração de leucócitos do sangue para o foco da lesão (quimiotaxia). c) Depende de mediadores químicos. d) É uma resposta reparadora que não causa lesão tecidual.
São células que participam do processo inflamatório, EXCETO:
Existem também cinco sinais clássicos do processo inflamatório, chamados de Sinais Cardinais. São eles: edema, calor, rubor, dor e perda da função. O edema é causado principalmente pela fase exsudativa e produtiva-reparativa, por causa do aumento de líquido e de células.
Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.
Com a hiperemia(aumento do fluxo sanguíneo), ocorre o primeiro sinal flogístico, o RUBOR, que é caracterizado pela vermelhidão. Como o fluxo sanguíneo aumentou e o sangue contém uma certa temperatura, acontece o segundo sinal: o CALOR, ocasionando o aumento da temperatura do local.
Alguns sintomas que podem ser causados por infecções:
O exame VHS, ou Velocidade de Hemossedimentação ou Velocidade de Sedimentação das Hemácias, é um exame de sangue muito utilizado para detectar alguma inflamação ou infecção no organismo, podendo indicar desde um simples resfriado, infecções por bactérias, até doenças inflamatórias como uma artrite ou uma pancreatite ...
A melhor forma de reduzir a inflamação do corpo é diminuir a ingestão dos alimentos pró-inflamatórios e aumentar a ingestão dos alimentos anti-inflamatórios. Além disso, o consumo equilibrado de alimentos com ômega 6 (pró-inflamatório) e ômega 3 (anti-inflamatório) auxilia no controle da inflamação.
Os programas de desintoxicação podem durar de 3 dias a 2 semanas, de acordo com os fatores estabelecidos para o tratamento. O principal influenciador nessa questão é o tipo de substância que está acumulada em excesso no organismo. Algumas substâncias podem ser retiradas mais rapidamente do que outras.