Contudo, uma vez que houve um grande avanço tecnológico desde 2007 até então, no ano de 2013 ocorreu mais uma alteração na norma para ficar o mais atual e adequado. Por isso, atualmente a ISO 27002 está de acordo com as alterações feitas em 2013, ano em que foram feitas as últimas atualizações.
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos podem melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes. Nesse sistema, existem princípios e diretrizes da qualidade que são aplicados em cada processo do dia a dia da instituição.
No post de hoje, falaremos sobre a relação entre os 7 princípios e como eles impactam o Sistema de Gestão da Qualidade.
Conheça os 8 princípios da gestão da qualidade
A Teoria Clássica da Administração tem foco na estrutura organizacional, e possui várias semelhanças com as teorias de Taylor. Estabeleceu 14 princípios básicos, entre eles:autoridade, disciplina, divisão do trabalho, organização e capacidade de execução.
Os Princípios da Qualidade descritos na ISO 9000, são tão importantes, quanto aos requisitos da ISO 9001. ... Então, vamos entender o que cada um dos princípios da Qualidade? 1 – Foco no cliente. Atender às necessidades dos clientes e emprenhar-se para superar suas expectativas para atrai-los e retê-los.
Ser uma empresa certificada na ISO 9001 significa apresentar processos bem definidos, foco no cliente, total comprometimento da gerência com a gestão da qualidade e sua perpetuação.
Esta norma apresenta os requisitos gerais para garantir a competência de laboratórios de ensaio e confere reconhecimento e acreditação a nível internacional às análises realizadas. A ISO 17025 tem como princípio a padronização do processo analítico e a melhoria contínua do sistema, visando sempre a maior eficiência.
Para ser efetiva, a qualidade total se baseia em 10 princípios fundamentais, que são: a total satisfação dos clientes, a gerência participativa, o desenvolvimento dos recursos humanos, a constância de propósitos, a melhoria contínua, a gerência de processos, a delegação, a comunicação e disseminação da informação, a ...
8 princípios da gestão da qualidade que deveriam ser considerados diariamente
De acordo com os estudos sobre gestão da qualidade, existem seis elementos nos quais a mesma se baseia, sendo eles: excelência, valor, especificações, conformidade, regularidade e adequação ao uso.
Podemos definir gestão da qualidade como um sistema que auxilia aos gestores a avaliação completa das necessidades dos consumidores. É algo fundamental para que qualquer negócio mantenha o foco no cliente e crie tenha um planejamento estratégico assertivo, direcionado para atender as necessidades das pessoas.
A gestão da qualidade contribui, e muito, para o aumento na satisfação dos clientes. Isso, consequentemente, gera uma taxa maior de fidelização dos consumidores, já que eles ficam mais seguros de que seus desejos e necessidades serão atendidos pelos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa.
Não podemos esquecer que a qualidade final do produto ou serviço oferecido passa por todo um processo e todas as atividades da empresa até que chegue aos clientes. A qualidade permite redução de custos e de tempo, cumprimento de prazos, entre outros, que são requisitos gerais do mercado consumidor.
Gestão da Qualidade: o que é, qual sua importância e quais são seus fundamentos. A gestão da qualidade pode ser definida como toda e qualquer atividade que tem como foco a melhoria de produtos e serviços, e consequentemente a garantia de satisfação dos clientes.