São três os principais tipos de movimentos das placas tectônicas: convergente, divergente e transformante. Eles são classificados conforme a direção do deslocamento.
Resposta. Podem ser o movimento convergente aonde as placas tectônicas se chocam. Também o movimento divergente aonde elas vão uma para cada lado, ou seja, o lado oposto uma da outra e o movimento transformante que causa um atrito sobre as duas.
Quais sao os tipos de movimentos das placas tectonicas?
Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.
No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos. ... Também ocorreram na região amazônica derramamentos basálticos de origem vulcânica, no passado geológico brasileiro.
Maremoto é um fenômeno que ocorre no assoalho ocêanico pela movimentação intensa nas fronteiras das placas tectônicas, por meio de erupções vulcânicas ou por causa de deslizamentos de terras submersas no oceano.
As suas causas estão atreladas à instabilidade tectônica da zona de contato de duas grandes placas tectônicas localizadas no litoral leste do Japão. Esse terremoto atingiu uma magnitude de 9,1 graus na Escala Richter e gerou um grande tsunami, que atingiu a região de Tohoku, assim como a Usina Nuclear de Fukushima.
Terremotos, na verdade, ocorrem em razão do encontro de placas tectônicas, que são blocos rochosos e descontínuos que formam a crosta terrestre, e que possuem mobilidade. Esse encontro provoca tremores e, em alguns casos, em virtude da agitação intensa de águas oceânicas, os tsunamis.
Um tsunami costuma originar-se a partir de tremores ocasionados pelo tectonismo em áreas oceânicas. Os tsunamis podem ser definidos como grandes ondas oceânicas geradas por terremotos ou outros eventos geológicos.
A consequência dos maremotos são ondas gigantescas, como os tsunamis, formadas por meio da movimentação intensa das águas após um abalo sísmico (terremotos ou tremores de terra). Essas ondas podem propagar-se no sentido do litoral, causando grandes destruições.
O maremoto foi causado por uma subducção que desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, o que causou a morte de estimadas 227 898 pessoas em 14 países diferentes e inundou comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura.
226 mil pessoas
De acordo com as autoridades, houve 15 894 mortes confirmadas e mais de 2 500 pessoas ainda desaparecidos....Sismo e tsunami de Tohoku em 2011.