As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.
Essas considerações mostram que apesar de pouco utilizados, os indicadores epidemiológicos são importantes na programação em saúde, pois dada a própria natureza, dos dados usados na sua construção permitem recuperar as informações sobre a população como um todo, não se restingindo apenas à clientela usuária SUS.
Indicadores epidemiológicos são importantes para representar os efeitos das ações de saneamento - ou da sua insuficiência - na saúde humana e constituem, portanto, ferramentas fundamentais para a vigilância ambiental em saúde e para orientar programas e planos de alocação de recursos em saneamento ambiental no país.
Resposta. Os indicadores de saúde refletem o quadro real das condições de saúde de uma população. Sua utilização pode orientar os gestores de saúde no planejamento e controle das atividades locais.
Segundo Jannuzzi (2004, p. 11), os indicadores sociais passaram a integrar o vocabulário corrente dos agentes políticos responsáveis pela definição das prioridades das políticas sociais e alocação de recursos públicos, ganhando relevância na arena política de discussão.
Resposta. A utilização de indicadores sociais apresenta-se imprescindível, uma vez que se trata de “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas” (Jannuzzi, 2004, p.
Os indicadores são ferramentas úteis para a gestão pública, tanto para revelar a situação atual das políticas, bem como para roduzir subsídios que permitam acompanhar sua evolução.
A gestão de indicadores consiste no monitoramento e na avaliação constante de determinados processos ou atividades rotineiras da sua empresa. O conceito base é simples: para avaliar, é preciso medir primeiro.
Na etapa de Implementação e execução dos programas, são necessários indicadores de monitoramento, que devem possuir, principalmente, sensibilidade, especificidade e periodicidade. Os indicadores de processo permitem monitorar a alocação operacional de recursos humanos, físicos e financeiros planejados.
Sim, há relação dos indicadores sociais com as políticas públicas, sendo que as políticas públicas de caráter assistencialista e de estímulos ao desenvolvimento educacional e cultural promovem incrementos aos indicares sociais..
Os indicadores sociais se prestam a subsidiar as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas de governo, possibilitam o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e sociedade civil e permitem aprofundamento da investigação ...
Os indicadores sociais são subsídios que contribuem para o planejamento e formulação de políticas sociais nas diferentes esferas governamentais, possibilitando assim o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população por parte do poder público e da sociedade civil.
– Indicadores compostos (indicadores sintéticos ou índices sociais) são elaborados pela aglutinação de dois ou mais indicadores simples, referentes a uma mesma ou diferentes dimensões da realidade social. Ex.: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) construído a partir de informações sobre saúde, educação e renda.
Sabe-se que os indicadores sociais são formas de se classificar e especificar os países. Dessa forma, grosseiramente, é possível definir se os países são desenvolvidos, emergentes ou subdesenvolvidos. ... 1:expectativa de vida: considerada como a média de vída de uma pessoa num país.
O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções: Produção e análise de informações estatísticas.
Sua origem no IBGE remonta ao relatório de Indicadores Sociais, publicado nesta instituição em 1979 e que teve, entre seus objetivos, avançar na proposição de novos indicadores de avaliação das condições de vida da população, rompendo, com isso, com a hegemonia de indicadores econômicos para estes fins, em especial o ...
Estatísticas Econômicas
Realizado pelo IBGE, Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira é um documento que busca sistematizar um conjunto de informações acerca da realidade social brasileira, conjurando indicadores sociais como: demografia, famílias, educação, trabalho, distribuição de renda e ...
Através de suas pesquisas, o IBGE retrata características da sociedade brasileira, de sua população, economia e condições de vida, oferecendo um panorama completo de sua evolução ao longo do tempo. As pesquisas do IBGE abrangem vários temas e áreas de interesse.