Drenos
A cirurgia do câncer de pulmão é uma operação de grande porte e sua recuperação normalmente leva de semanas a meses. Se os pulmões estão em boas condições geralmente o paciente pode retornar a suas atividades normais depois de algum tempo, mesmo se um lobo ou até mesmo um pulmão inteiro foi removido.
Mas, na grande maioria das vezes - mais de 90% dos casos -, os nódulos são benignos. Esses nódulos podem ter diversas origens, mas geralmente são provenientes de infecções pulmonares ou cicatrizes de infecções anteriores, como tuberculose. Eles não estão relacionados a fatores genéticos e não apresentam sintomas.
Nódulo pulmonar é um termo amplo que designa alterações radiológicas detectadas em exames de imagem do pulmão. Ele é uma lesão sólida ou em vidro fosco, normalmente arredondada e com menos de 3 centímetros de diâmetro. É importante buscar orientação médica diante do aparecimento de um desses nódulos.
Um nódulo (ou massa) pulmonar é uma pequena área anormal que, às vezes, é diagnosticada durante uma tomografia computadorizada do tórax.
Define-se o nódulo pulmonar solitário como a lesão discreta, com diâmetro entre 3 mm e 3 cm, que é completamente circundada por parênquima. Frequentemente, tais nódulos são detectados de modo acidental, ao realizar-se uma radiografia de tórax.
Trata-se de uma lesão com mais de 0,3 mm e não mais do que 3,0cm, pois essa é a variação de tamanho de um nódulo, e esse tamanho deve estar escrito no laudo. Quando o nódulo não está calcificado quer dizer que ele não é apenas uma cicatriz.
Processo degenerativo de um tecido orgânico por depósito de sais de cálcio.