O batismo (AO 1945: baptismo) é um rito, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, onde destacam-se os cristãos.
A água é o principal símbolo que vem para representar o sacramento do batismo, sendo o elemento responsável pela limpeza espiritual, dessa forma, o padre que está fazendo a celebração do batismo vai derramar água na cabeça da criança na hora do batizado.
Não é necessário falar nada no batizado, quem fala é o padre. A única coisa que o celebrante deve perguntar para os pais é o nome da criança, mas fora isso não é necessário dizer nada.
o óleo que o padre usa para ungir o bebê simboliza o Espírito Santo e é uma espécie de selo que consagra o novo papel da criança como cristã. a vela que o padrinho carrega representa a luz que ilumina e protege o caminho do bebê ao receber o batismo. Ela eleva o espírito da criança e afasta as energias negativas.
É necessário a entrega de alguns documentos para que o batismo seja realizado, estes documentos são:
O batismo do crente ou credobatismo é um rito cristão. Refere-se a uma experiência de renovação espiritual, segundo a qual um crente, após um novo nascimento, decide ser batizado na água em sua confissão de sua fé. É um ponto central do cristianismo evangélico, e um dos seus principais sinais distintivos.
O evangelicalismo, evangelismo ou cristianismo evangélico é um movimento cristão protestante surgido no século XVII, depois da Reforma Protestante, tornando-se uma vertente organizada com o surgimento, dos metodistas entre os anglicanos, dos puritanos entre os calvinistas e Igrejas Reformadas, ambos na Inglaterra e dos ...
Martinho Lutero
Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Lutero atacava duramente a venda de indulgências, ou seja, a obtenção de perdão para um determinado pecado em troca de dinheiro.
Igreja Evangélica Brasileira
Censo