Além da Chechênia e demais territórios da Rússia, há também no Cáucaso outras lutas separatistas, como na Ossétia do Sul e na Abkházia, que buscam independência em relação à Geórgia, bem como o Nagorno Karabakh, zona de maioria armênia que busca a libertação nacional sobre o Azerbaijão.
Além da diversidade, o Cáucaso é considerada fronteira geográfica entre a Europa e Ásia e assume papel geopolítico estratégico por abrigar grandes jazidas de hidrocarbonetos – petróleo – e de metais não-ferrosos.
Conheça cinco regiões russas que querem se separar do país .
Devido a grande quantidade de petróleo da Chechênia a Rússia nunca abriu e nãopretende abrir mão do território checheno. Existem diversos oleodutos que levam o pe t róleo a Rússia. Além disso, já existem projetos de construção de outros oleodutos.
Resposta. A Russia tem interesses pois, a Chechenia é uma area estratégica, rica em rede hidográficas (a água no século XXI será motivo de muitas guerras), em vias de comunicação e transporte (por ali passam oleodutos que escoam o petróleo da bacia do mar Cáspio) e em importante jazidas de gás natural e petróleo.
A Rússia quanto à sua composição étnica ocupa uma posição privilegiada, pois configura como um país de maior variedade étnica que se relaciona entre si. ... As repúblicas autônomas na maioria das vezes abrigam as minorias étnicas da Rússia, pois essas eram, no passado, seus antigos territórios.
Resposta: Entre os principais fatores que explicam a diversidade étnica da Rússia destacam-se: o expansionismo territorial, ocorrido ao longo de vários séculos, e a unificação das repúblicas soviéticas durante a Guerra Fria.
O povo russo é de origem eslava e são oriundos da Europa Central, das terras onde nascem os rios Danúbio, Elba e Vístula. A partir dessa região, eles migraram em direção ao leste, rumo às margens dos rios Dnieper, Prípiat e Desná. ... Provavelmente, o russo surgiu nessa região entre os séculos IX e X.
Existem mais de 190 grupos étnicos entre os 142 milhões de habitantes da Rússia – desde os russos étnicos, que constituem 78% da população, aos Ket, da Sibéria, com poucos de mais de mil membros.
Os russos geralmente são pessoas alegres: gostam de trote, brincadeiras e anedotas. Apreciam o bom humor e a sátira, e sabem rir de si próprios.
Como o filme mostra, a comunidade russa do Centro-Oeste do Brasil aumenta sem parar, e conta hoje com cerca de mil pessoas. Isso é resultado das grandes famílias russas ali instaladas, com muitos filhos e netos.
Quem nasce na Rússia tem a nacionalidade russa. A língua falada no país é o russo, que também é a língua materna de outros países, como Bielorrússia, Cazaquistão, Azerbaijão, Quirguistão, Moldávia e diversos outros que formavam a república da antiga União Soviética.
Estes debates sobre a "real" identidade russa se institucionalizaram em três escolas de pensamento principais: os ocidentalistas (para os quais a Rússia é um país basicamente europeu e, portanto, deve seguir o desenvolvimento ocidental), os eslavófilos (para os quais a Rússia não é nem europeia nem asiática, e sim uma ...
Russos (em russo: русские, russkiye) são um grupo étnico eslavo oriental nativo da Europa Oriental. A maioria dos russos habitam o Estado-nação da Rússia, enquanto existem outras minorias notáveis em outros estados soviéticos anteriores, como a Bielorrússia, o Cazaquistão, a Ucrânia e os países bálticos.
Pode-se dizer, portanto, que foi a conquista da Sibéria que garantiu ao país o título de maior do mundo. Moscou não enfrentou grandes problemas na conquista e anexação dos territórios orientais, e, em 1645, os russos chegaram ao Oceano Pacífico.
República federal
Europa