Personagens da Commedia dell'arte
Os personagens que participavam da Commedia Dell'Arte eram caricaturados, tipificados, estereotipados e todos eles estavam divididos em três diferentes grupos: enamorados, patrões e criados.
A Commédia Dell' Arte seguia o improviso. A partir de um roteiro, o canovaccio, os atores interpretavam seus personagens e contavam uma história, com muitos elementos de comédia e acrobacias. Surgiu na Itália, no século XV e se desenvolveu na França e foi sempre muito popular até o século XVIII.
( ) sua principal característica é o improviso durante a apresentação do espetáculo. ( ) não possuia autor, tema, texto ou roteiro prévio a ser seguido , pois a historia era totalmente pensada e criada pelos atores diante da plateia.
Os atores que encarnavam os personagens da Commedia dell'Art vestiam-se com figurinos convencionais, marcando as características específicas do personagem que normalmente interpretava. ... Um grande aliado à arte do figurino é a “Maquiagem de cena”, pela possibilidade de transfiguração do ator.
3- A Commedia Dell'Arte, surgiu na Itália no século XV, é uma vertente do teatro renascentista que esteve oposta aos ideais clássicos que surgiam nas artes, possui caráter popular e intinerante. 4- Inglaterra - Espanha - Itália. Explicação: Espero ter ajudado!!
O figurino pode ser entendido como o traje cênico, ou mesmo o conjunto da indumentária e acessórios, criado ou produzido pelo figurinista e utilizado pelo artista para compor seu personagem em determinada forma de expressão artística, como o teatro, cinema, televisão, ópera, dança e outros meios de manifestação ...
O estilo de um figurino pode ser classificado em três categorias: figurino realista, comportando todos os figurinos que retratam o vestuário da época retratada pelo filme com precisão histórica; ou para-realista, quando o figurinista inspira-se na moda da época para realizar seu trabalho.
Dicas de como montar um figurino.
O figurino muitas vezes serve como elemento para identificar a personagem e separá-la da persona do ator que o interpreta. ... Significa o ponto do espaço-tempo em que a história se insere, marca passagens de tempo e também indica as características sociopsicológicas dos personagens.
Nesta peça de dança, a função do figurino é contribuir para a elaboração do personagem, mas seu resultado constitui também um conjunto de formas que intervém no espaço cênico da dança. Observa-se, no exemplo dado, que o uso da indumentária acrescenta um significado ao corpo.
RESUMO: O figurino exerce a função de complementar e enriquecer os personagens. Sendo um atributo visual, ele materializa personalidades e carrega mensagens que muitas vezes não são ditas através de diálogos.
O figurino é um elemento visual que estabelece um essencial elo de significação entre o personagem e o contexto do espetáculo. ... Os adereços são objetos (ou acessórios) que os atores usam, para também diferenciar seus personagens e a época em que eles vivem.
No universo Teatral, todo e qualquer objeto que um ator carrega em cena é considerado um adereço. Para que esse objeto seja naturalmente inserido na construção estética do cenário e auxilie na composição do personagem, existe um artista especializado em sua execução.
Cenário ou Cenografia. É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história.
Significado de Adereço Qualquer peça usada como enfeite; ornamento, adereço. Objeto que se leva na mão e faz parte da fantasia carnavalesca. Peças usadas em cavalgaduras; arreio, jaez.
Significado de Urdimento substantivo masculino O mesmo que urdidura. Travejamento do teto dos palcos e dos sótãos superpostos.
Significado de Coreografia substantivo feminino [Antigo] Notação dos passos e das figuras da dança.
Assim, coreografia consiste em um conjunto de movimentos, de sequências de movimentos ou de danças, todos previamente estruturados, com o objetivo de significar algo previamente pensado, para expressar emoções, seguindo uma trilha musical.
Danças folclóricas - como Bumba meu boi, frevo, maracatu, carimbó. Dança performática - como o balé, dança contemporânea, sapateado, flamenco, etc. Danças em dupla - danças de casais, como tango, samba, forró, valsa, entre outras. Danças cerimoniais - como algumas danças circulares, danças indígenas, etc.