Para saber mais sobre os Cursos Técnicos & Capacitação ou Pós-Graduação em Enfermagem em Nefrologia, clique aqui!
A fim de prevenir erros de medicação, enfermeiros comumente utilizam a prática de verificação dos cinco certos, que estão intimamente relacionados, sendo eles: paciente, droga, dose, via e hora certa(7).
No momento do preparo e administração de medicamentos é importante que enfermeiro fique atento e leve em consideração o conceito dos 9 certos:
Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: o que é preciso observar?
A administração de medicamentos é um processo que envolve a segurança do paciente, sendo de responsabilidade do profissional de enfermagem. É necessário que esses profissionais tenham a devida atenção para evitar o erro de medicação.
Checar doses e administrar as medicações prescritas; Fornecer informações para equipe médica em que auxilie na titulação das medicações; Monitorar estado de consciência e resposta a sedação que foi decidida entre a equipe; Manter o asseio do paciente (ex: cuidados de higiene como banho e troca de vestuário);
Os cuidados de enfermagem após a anestesia são iniciados na sala de operação e continuam na Unidade de Recupe ração Pós Anestésica, quando houver, ou na unidade do paciente. Terminada a anestesia e a cirurgia, o paciente é colocado imediatamente em posição dorsal e agasalhado sufi- cientemente.
Nos cuidados paliativos, os enfermeiros atuam em equipes interdisciplinares, buscando oferecer um cuidado profissional que reduza o sofrimento e promova o conforto e a dignidade do paciente e da família, atendendo as necessidades básicas de saúde física, emocional, espiritual e social.
Cuidados específicos por parte da enfermagem quanto ao fentanil:
Fentanil® pode ser administrado por via epidural, intramuscular ou intravenosa, dependendo da indicação. A solução injetável não deve ser misturada com outros produtos. Se desejado, Fentanil® pode ser misturado ao cloreto de sódio ou glicose para infusões intravenosas.
A fentanila adesivo transdérmico é um remédio indicado no tratamento da dor crônica ou dor muito forte que necessita da analgesia com opioides e que não pode ser tratada com combinações de paracetamol e opioides, analgésicos não esteroides ou com opioides de curta duração.
Como age o Fentanil no sistema Nervoso Central ? O fentanil é um opióide, e age em receptores específicos no Cérebro e na medula espinhal. Ao se ligar a esses receptores diminui seu impulso nervoso. É dessa forma que ocorre a analgesia característica dessa medicação.
O fentanil é um narcótico usado como analgésico e anestésico e é o opiáceo mais potente disponível para uso médico. A sua potência e os efeitos imediatos estão na base da adição provocada nos consumidores. A heroína tem um efeito mais duradouro mas menos imediato.
O fentanil foi feito pela primeira vez por Paul Janssen, em 1960, e aprovado para uso médico nos Estados Unidos em 1968. Ele foi desenvolvido através de testes químicos semelhantes em estrutura à petidina (meperidina) para a actividade de opiáceos.
Fentanila é indicado no tratamento da dor crônica e da dor de difícil manejo que necessite de analgesia com opioides, que não pode ser tratada com combinações de paracetamol-opioides, analgésicos não esteroides ou com opioides de curta duração.
Fentanil® está indicado: - para analgesia de curta duração durante o período anestésico (pré-medicação, indução e manutenção) ou quando necessário no período pós-operatório imediato (sala de recuperação). - para uso como componente analgésico da anestesia geral e suplemento da anestesia regional.