EQST

Quais So Os Direitos Liberdade Compreendidos No ECA?

Quais são os direitos à liberdade compreendidos no ECA?

O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; ... VI - participar da vida política, na forma da lei; VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

O que impede a liberdade?

Resposta. Resposta: Renda, saúde e a escola.

O que o ECA fala sobre a liberdade?

O artigo 15 do ECA vem justamente assegurar o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade das crianças e adolescentes, pondo-os a salvo de qualquer arbitrariedade por parte do Estado, da família ou da sociedade.

Quais aspectos são compreendidos quando falamos sobre o direito à liberdade?

O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; ... Um Estado que garante liberdade às suas crianças e a seus adolescentes é um governo que efetivamente se preocupa com o desenvolvimento sadio e pleno dos mesmos.

O que o ECA diz sobre o direito de brincar?

Juridicamente, ele é garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) que estabelece em seu artigo 24 “o direito ao repouso e ao lazer”. ... Mais recente, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 16, estabelece o direito a “brincar, praticar esportes e divertir-se”.

Como garantir o direito de brincar na educação infantil?

Confira outras dicas da psicóloga e mestre em Educação, Fernanda Flores:

  1. 1 – Conheça os materiais de sua escola. ...
  2. 2 – Proponha brincadeiras com contexto. ...
  3. 3 – Observe as brincadeiras. ...
  4. 4 – Olhe para o repertório da turma.

Por que toda criança tem direito de brincar?

"É comprovado cientificamente que brincar é atividade essencial para o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo das crianças." ... De acordo com a especialista, é pelo brincar que a criança tem oportunidade de entender o mundo e aprender sobre si mesma e sobre os outros.

Porque é que as crianças devem brincar?

O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

Como as brincadeiras promovem o desenvolvimento infantil?

As brincadeiras e os jogos são práticas sociais que ajudam a criança a desenvolver habilidades socioemocionais que serão utilizadas durante toda a vida. Brincadeiras e jogos propiciam autoconhecimento, entendimento de sua individualidade dentro do grupo em que está inserida, resiliência e respeito mútuo.

O quê Kishimoto diz sobre o brincar?

Segundo Kishimoto (2000) o principal objetivo, dar á criança um substituto dos objetivos reais, para que possa manipulá-los. ... O autor destaca que o brincar e falar constituem elementos em que a criança neste estágio dá a cada coisa as faculdades da vida, sentimento e fala. Ela imagina que as coisas podem ouvir.

Quais autores falam sobre o brincar na educação infantil?

Aponta, no brincar, características como atividade representativa, prazer, autodeterminação, valorização do processo de brincar, seriedade do brincar, expressão de necessidades e tendências internas aproximando-se de autores conhecidos como Henriot (1893, 1989), Brougère (1995), Vygotsky (1987,1988, 1982), Piaget (1977 ...

O que dizem os teóricos do desenvolvimento Piaget Vygotsky Wallon Freud sobre o brincar?

O brincar, como nos ensinam Wallon, Piaget e Vigotsky, favorece a compreensão da subjetividade cotidiana, promove encontros entre a criança e o social, entre a criança e a cultura, oportuniza novas conexões entre os saberes. ... Para as menores, a imitação é a regra das brincadeiras.

O que é o brincar para Wallon?

Ele defende que, mesmo fazendo parte da essência do ser humano, a brincadeira precisa de um contexto social para ocorrer. Com base nessa concepção, define o objeto como algo simbólico e que só tem caráter funcional quando os pequenos o utilizam em brincadeiras.

O quê Montessori fala sobre o brincar?

Brincar é o trabalho da criança. A frase é de Maria Montessori e continua tão verdadeira hoje quanto era quando ela escreveu. O objetivo da criança é a construção de si mesma. A brincadeira livre, em que as crianças escolhem o que fazer, quando fazer e onde, é um dos principais aspectos de suas vidas.

Qual é a teoria de Montessori?

Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma "educação para a vida". ... Maria Montessori acreditava que nem a educação nem a vida deveriam se limitar às conquistas materiais.

Qual foi a importância de Maria Montessori para a educação infantil?

A educação que Montessori ensinava era voltada para aju- dar os próprios alunos, pois cada indivíduo ao nascer precisa ser acompanhado durante seu desenvolvimento para que possa cons- truir a si próprio. Assim ela pensou a melhor forma de contribuir para o desenvolvimento da criança em várias dimensões.

O que é o método montessoriano?

A Escola Montessoriana é a instituição de ensino que utiliza o método educacional criado pela educadora, pedagoga e médica italiana Maria Montessori. ... Inicialmente aplicado nas escolas de educação infantil da Itália, a filosofia de ensino desenvolvida pela educadora se espalhou cada vez mais ao redor do mundo.

Quando surgiu o método montessoriano?

O método de ensino Montessori foi desenvolvido pela médica e pedagoga Maria Montessori na Itália, em 1907. Abaixo, vamos explicar quando surgiu o método, como funciona uma escola montessoriana.

Como usar o método Montessori?

Comece a aplicar o Método Montessori em casa agora.

  1. Comece eliminando o “não” do vocabulário.
  2. Permita a autonomia da criança.
  3. Respeite e estimule a curiosidade natural da criança.
  4. Respeite o ritmo de cada criança.
  5. E finalmente: O papel principal dos pais é observar!

Como alfabetizar com o método Montessori?

Escrever antes de ler: no método Montessori, a aprendizagem da escrita precede a da leitura, na qual inicialmente as palavras são montadas com um alfabeto móvel, sugeridas por objetos ou imagens. Os sentidos são estimulados: a professora apresenta inicialmente as vogais, com as letras em forma de lixa.

Qual o papel do professor no método montessoriano?

O processo de aprendizagem tradicional tem como principal meio de ensino as aulas expositivas em que a função do professor é passar conhecimento aos alunos. No método Montessori, o professor deixa seu protagonismo para dar espaço à criança e faz da observação o seu principal meio de trabalho.

Quantas escolas no Brasil usam o método montessoriano?

Segundo o mapa montessoriano feito pelo site Lar Montessori existem cerca de 35 escolas no Brasil que utilizam o método.

Quantas escolas Montessorianas existem no mundo?

Atualmente, existem cerca de 25 mil escolas Montessori em todo o mundo - embora Associação Montessori Internacional reconheça que é difícil saber o número exato, porque as instituições não são obrigadas a se registar na associação.