Os direitos do paciente
Empatia, respeito e sem julgamentos Uma habilidade muito necessária para uma boa comunicação médico paciente é a empatia. Saber se colocar no lugar do outro permite ao profissional entender melhor quais os anseios do paciente e o que fez com que ele o procurasse.
7 dicas de comunicação com o paciente
O médico deve estabelecer uma interação direta e humanizada com o seu paciente, não importa a história e circunstâncias que ele apresente. Assim, é importante que o médico ofereça confiança e torne o consultório um ambiente agradável, para que seja realizada uma anamnese adequada.
Os principais problemas de comunicação
A importância da comunicação entre as equipes de saúde e os usuários do Sistema único de saúde, tem se tornado foco de estudos e debate em âmbito nacional e internacional, pois o que se destaca é que uma comunicação eficaz facilita o autocuidado e a adesão do usuário ao tratamento, é necessário “estar aberto a acolher ...
Para a equipe de enfermagem, a comunicação é uma forma de interação, um meio para o entendimento entre as pessoas e um instrumento para transmitir informações de modo verbal.
As técnicas da comunicação terapêutica (3) são guias a serem usados em situações interpessoais com o paciente de modo individual, com linguagem acessível, devendo ter a mesma significação para todos os participantes.
As estratégias de comunicação terapêutica - expressão, clarificação e validação, mostram-se relevantes na relação interpessoal com o usuário, permitindo cuidar melhor dos problemas que afetam a saúde, contribuindo para maior adesão ao próprio cuidado.
Há quatro fases seqüênciais do relacionamento entre o (a) enfermeiro (a) e o cliente: 1. Fase de Pré- interação: explorar seus próprios sentimentos, fantasias e medos, analisando seus pontos fortes e suas limitações profissionais. Obter dados sobre o paciente, quando possível.
Assim, evidencia-se que a comunicação não verbal é muito importante para que se conheça o outro e também para que se conheça a si próprio, pois é a partir dessa interação com o outro que o ser humano se constroi. E que é possível exercer um cuidado integral e voltado para a prática da humanização.