Elementos do diagrama de caso de uso
Objetivo. O Diagrama de Caso de Uso serve para representar como os casos de uso interagem entre si no sistema e com os usuários (atores), ou seja, como as funcionalidades se relacionarão umas com as outras e como serão utilizadas pelo usuário, durante o uso do sistema.
Documento de Requisitos
É muito comum os analistas de sistemas generalizarem muitos cenários como fluxos alternativos, considerando que, se uma determinada situação é prevista pelo negócio, então deve ser tratado como regra, nunca na exceção. Fluxo Alternativo deve ser relacionado à alternativa, literalmente.
O Fluxo Principal, culturalmente também é chamado de Caminho Feliz, Fluxo Básico, Fluxo Ótimo, ou Fluxo de Sucesso. O Fluxo Principal é a maneira “default” que o ator utilizará a funcionalidade, ou seja, é o que ele tentará fazer primariamente sempre que utilizar a funcionalidade.
Fluxos alternativos são fluxos que podem ser executados numa funcionalidade a partir da escolha do usuário, e não a partir de erros ou exceções do sistema.
O diagrama de atividades, como citado, tem como objetivo principal a especificação do comportamento do software, do ponto de vista funcional, ou seja, das suas funcionalidades. É muito semelhante a um fluxograma, uma ferramenta utilizada há muitas décadas, principalmente na administração.
Diagramas comportamentais são aqueles onde existe alguma alteração de comportamento das classes. Os principais diagramas comportamentais da UML são: Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Seqüência e Diagrama de Atividade. Este artigo tem o objetivo de descrever as principais características destes diagramas.
Principais diagramas da UML
Diagrama de classes É o diagrama UML mais usado, e a principal base de qualquer solução orientada a objetos. Classes dentro de um sistema, atributos e operações, e a relação entre cada classe. Classes são agrupadas para criar diagramas de classes quando há uma diagramação de grandes sistemas.
Os diagramas de interação mostram como os objetos interagem uns com os outros. Permitem assim modelar os aspectos dinâmicos de um sistema. ... O diagrama de comunicação pode ser usado para mostrar como os objetos em um sistema interagem sobre múltiplos casos de uso.
A modelagem de sistemas é o processo de desenvolvimento de modelos abstratos de um sistema, de maneira que cada modelo apresenta uma visão ou perspec+va diferente do sistema.
Importância da Modelagem. Contruímos modelos para compreender melhor o sistema que estamos desenvolvendo. Os modelos ajudam a visualizar o sistema como ele é ou como desejamos que seja. Os modelos permitem especificar a estrutura ou o comportamento de um sistema.