EQST

Quais So Os Agentes Internos E Externos?

Quais são os agentes internos e externos?

Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.

Quais são os agentes exógenos do relevo?

Os principais agentes externos de transformação do relevo são a água, o vento e o clima. Eles ajudam a modificar os contornos das paisagens naturais e até atuam na modelagem de novas feições terrestres. Em conjunto, esses elementos atuam naquilo que chamamos de intemperismo e também fomentam o processo de erosão.

Quais são os agentes endógenos?

Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.

O que é o processo endógeno?

endógeno. Fenômeno ou processo geológico que se realiza no interior da Terra.

O que é um recurso endógeno?

Os agentes geológicos ou agentes internos que podem ser chamados de endógenos referem-se à interação de forças internas da Terra, tais como: aquecimento provocado por radioatividade; variações de pressão e temperatura provocadas por reações e recristalizações minerais para fases minerais mais ou menos densas com ...

O que é uma doença Endogena?

Endógenas – fatores do organismo, hereditários ou não, que desencadeiam a crise, independentemente de causa externa. As pessoas com depressão endógena tendem a se sentir melhor no período da tarde e no verão. Exógenas – causas ambientais, como estresse, problemas profissionais e familiares, perdas, rupturas etc.

O que é uma intoxicação endógena?

Tipos de intoxicação Intoxicação endógena: é causada pelo acúmulo de substâncias maléficas que o próprio organismo produz, como a ureia, mas que costumam ser eliminadas através da ação do fígado e filtragem pelos rins, e podem ser acumuladas quando estes órgãos apresentam uma insuficiência.

O que é intoxicação endógena e exógena?

Como a intoxicação é um processo patológico causado por substâncias endógenas ou exógenas, caracterizado por desequilíbrio fisiológico, é importante entender o conceito de intoxicação exógena para diferenciá-la da intoxicação endógena, que ocorre por meio de substâncias produzidas no próprio organismo, seja pelas ...

O que é uma intoxicação exógena?

O que significa "intoxicação exógena"? Trata-se do aparecimento de sinais e sintomas devido ao contato com substâncias químicas que prejudicam o organismo das pessoas, podendo provocar danos graves e até a morte. Quais os principais agentes causadores de intoxicações em crianças?

O que significa substâncias químicas exógenas?

É uma substância química, quase sempre de origem antropogênica, capaz de causar dano ao sistema biológico, alterando uma ou mais funções, podendo provocar a morte ( sob certas condições de exposição). De modo geral, a intensidade da ação do agente tóxico será proporcional à concentração e ao tempo de exposição.

Como podemos definir intoxicação?

Intoxicação é o contato com uma substância que produz toxicidade. Os sintomas variam, mas certas síndromes comuns podem sugerir tipos particulares de intoxicações. O diagnóstico inicialmente é clínico, mas para algumas intoxicações, exames de urina e sangue podem auxiliar.

O que é intoxicação sistêmica?

A intoxicação pode ser local (por exemplo, em pele e mucosas) ou pode ser sistêmica, dependendo das propriedades físico-químicas do tóxico, do seu mecanismo de ação e da via de exposição.

Quais os principais tipos de intoxicação?

  • > Intoxicações.
  • > Intoxicação por cogumelos.
  • > Intoxicação por medicamentos.
  • > Intoxicação por cáusticos.
  • > Intoxicação por inalação de gases e substâncias voláteis.
  • > Intoxicação por venenos de animais.
  • > Intoxicação por metais pesados.
  • > Intoxicação por arsénico e cianeto.

O que é intoxicação por drogas?

Manifestação clínica, através de sinais e sintomas, de efeito nocivo resultante da interação de uma substância química com um organismo vivo, e que se apresenta de forma súbita, alguns minutos ou algumas horas após a exposição ao agente químico, a qual é geralmente única e dentro de 24 horas.

O que é bom para desintoxicar das drogas?

Beba água. A água limpa o organismo e ajuda no processo de eliminação de toxinas. Isso acontece por meio da urina, das fezes e da transpiração. Além disso, ela é necessária para combater a desidratação, que costuma ocorrer com o abuso de substâncias químicas.