A embalagem plástica protege os produtos, garante a segurança alimentar, evita contaminação, transmissão de doenças, proliferação de insetos e roedores. Ao impedir a perda do produto, evita o desperdício de tudo o que a sociedade e o meio ambiente investiram para produzi-lo: energia, recursos naturais, trabalho etc.
Todo ano, mais de 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos mares, poluindo o nosso ecossistema e causando a morte de animais marinhos. Hoje, apenas 4% de toda área marítima ainda não foi poluída e, se não agirmos rápido, vai ter mais lixo plástico do que peixes nos oceanos até 2050.
CONSELHOS PARA REDUZIR O CONSUMO DE PLÁSTICOS
Resposta. Pois materiais descartaveis demoram para se decompor no solo e por isso acabam ocasionando enchentes ou agredindo a natureza.
Use garrafa reutilizável para tomar água Carregar na bolsa ou na mochila uma garrafa reutilizável cheia é uma ótima maneira de cortar o seu uso de plástico e economizar dinheiro. Garrafas plásticas são os itens mais numerosos da poluição dos plásticos.
Como reduzir o consumo de plástico no dia a dia?
Como reduzir a produção de lixo no dia a dia
Como usar menos plástico em casa
7 formas de substituir o uso de plástico no dia a dia
– Procure esvaziar garrafas e recipientes de plástico, vidro ou metal para enviá-los à reciclagem. Não coloque papéis, bitucas de cigarro ou outros objetos dentro deles. Isso pode inviabilizar a separação e o reaproveitamento do material.
O isopor é um tipo de plástico e também é 100% reciclável. Por isso, na hora de reciclar, jogue-o na lixeira vermelha, a lixeira destinada aos plásticos. Como os outros tipos de plástico, o isopor não representa grande rentabilidade para as cooperativas de reciclagem.
No geral, a reciclagem de plástico descartado consiste, basicamente, em três processos: ... Revalorização: é a fase na qual o material já separado passa por um processo que faz com que ele volte a ser matéria-prima; Transformação: fase em que o material transformado em matéria-prima gera um novo produto.
Como descartar?
Uma vez que uma garrafa pet acaba nas mãos de um consumidor final, ela tem três destinos possíveis após o seu conteúdo for consumido: podem ser reutilizadas, recicladas ou jogadas fora.
Por isso, selecionamos ideias criativas e maneiras simples de reutilizar a garrafa PET, confira a seguir:
Se você não for reutilizar, o melhor é reciclar as garrafas de vidro. Além dos coletores dispostos na rua, existem as cooperativas de reciclagem, pontos de entrega voluntária (PEVs), supermercados e locais de venda de produtos que encaminham garradas de vidro para a reciclagem.
Segundo Helcia Viriato da ONG Lixo e Cidadania, a melhor forma de descartar resíduos de vidro é agrupando em jornais, caixas de leite ou de papelão, evitando assim que o material fique diretamente em contato com as sacolas plásticas na hora do descarte.
Coleta Seletiva A coleta de recicláveis é feita por duas empresas concessionárias: a Loga (responsável por Centro, Norte e Oeste) e a Ecourbis (responsável por Sul e Leste).
Dicas para reutilizar garrafas de vidro na decoração
Crie um desenho usando fita crepe em volta da garrafa, ou aplique adesivos de diferentes formatos e cole sobre a garrafa. Passe algumas camadas de tinta spray para vidro até cobrir bem. Então é só esperar secar e tirar a fita ou adesivo. Escreva ou faça um desenho com giz em cima da garrafa.
7 maneiras de reutilizar frascos de vidro
Sugestões de Artesanatos com Vidro de Azeite
Para lavar as garrafas de azeite é só escorrer bem o restinho de gordura num pedaço de papel toalha (para usar depois, não o azeite mas o papel engordurado), colocar água quente, detergente e um pouco de arroz. Agora é só fechar a garrafa, chacolhar bastante e enxaguar com água fervente até sair toda a gordura.