Cada partida de futsal tem 40 minutos de duração, sendo dividida em dois tempos de 20 minutos. O jogo é supervisionado por um árbitro. O uso dos braços, do tronco, da cabeça, das pernas e dos pés é permitido para o manejo e condução da bola. O uso das mão é proibido a todos os jogadores, com exceção dos goleiros.
O futebol de salão, assim como o de campo, é um esporte coletivo e jogado com os pés. Os principais fundamentos são o passe, o drible, o cabeceio, o chute, a recepção e a condução de bola. Dependendo da posição em quadra, um atleta pode ser melhor em um fundamento do que em outro.
A versão mais aceita da origem do Futsal é que Futebol de Salão teve sua origem no Uruguai quando começou a ser praticado na década de 1930 em Montevidel,também na Associação Cristã de Moços.
Logo depois de ser inventado, o futsal chegou ao Brasil em 1935. Aqui, ele passou a ser chamado de futebol de salão. Ainda no início poderíamos encontrar 7 jogadores em cada equipe (14 no total). Mais tarde e com as novas formulações, esse número foi reduzido para 10 no total.
Resposta. O futsal surgiu nos anos 30 no Uruguai. O responsável foi o professor de educação física Juan Carlos Ceriani Gravier da ACM (Associação Cristã de Moços). No início era chamado de Indoor Football (na tradução literal significa “futebol no interior”).
O domínio do masculino é o público, o político e nele se inserem princípios de força, racionalidade, atividade, objetividade. O domínio do feminino é o privado, o doméstico ao qual se inserem fragilidade, emoção, passividade e subjetividade. Essa distinção é acentuada com a naturalização dos seres humanos.
Regras do Futsal
O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país. O Futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de 1933.
O futsal, também conhecido como futebol de salão, teve origem em Montevidéu, no Uruguai, em 1934. O esporte surgiu a partir da tentativa do seu idealizador, Juan Carlos Ceriani Gravier, em criar uma modalidade que misturasse futebol, handebol, basquete e polo aquático.