A MAIOR BAIA DO MUNDO | BAÍA DE TODOS OS SANTOS | BAHIA | 3 MAIOR BAIA DO MUNDO | O QUE É BAIA | BAIA DE PEMBA | BAIA SIGNIFICADO | O QUE É CABO | IMPORTANCIA DAS BAIAS DE MOCAMBIQUE | BAÍA | A MAIOR BAIA DO MUNDO |
baía de Todos-os-Santos
Foram iniciadas no início de fevereiro as consultas públicas, primeiro passo do processo para a criação de áreas protegidas nos Arquipélagos de São Pedro e São Paulo, em Pernambuco, e de Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo. As duas áreas são as mais distantes da costa brasileira.
Em ordem de tamanho, as três maiores são: Baía de Todos os Santos. Baía de Paranaguá Baía de Guanabara.
Baía de Todos-os-Santos
70 m
A região era chamada pelos tupinambás que a habitavam de Kirimurê, que significa grande mar interior. Foi rebatizada Baía de Todos os Santos pelos portugueses, em 1501.
A baía recebeu o nome de “Todos os Santos”, em 1501, quando uma expedição portuguesa foi enviada para mapear as novas terras, descobertas um ano antes por Pedro Álvares Cabral. Na tradição da religião católica, nomeavam-se os acidentes geográficos de acordo com o santo do dia.
Ilha de Itaparica
Além do maior litoral urbano do país, que inclui a maior baía tropical do mundo, a Baía de Todos-os-Santos. São mais de 1.
O surgimento de Santos tem início com a ocupação do litoral paulista pelos portugueses, em 1532, com a chegada de Martim Afonso de Sousa, fundador da Vila de São Vicente, que veio acompanhado de inúmeros homens, entre eles Braz Cubas, o fundador da Vila de Santos.
1532
Não se conhece o ano exato do princípio da povoação. O certo é que o fundador de Santos, Brás Cubas, chegou de Portugal em 1532, com Martim Afonso de Souza, donatário da Capitania de São Vicente. ... Em 1546, Santos foi elevada à categoria de Vila e, em 26 de janeiro de 1839, passou a ser cidade.
O saque do pirata Thomas Cavendish, em 1591, deu origem em Santos à lenda do milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade. Conta a lenda que a população santista se refugiou num dos morros da cidade, o morro de São Jerônimo, para escapar aos piratas.
A comunicação direta com o ambiente costeiro contribuiu para que o processo de urbanização de Santos iniciasse no século XVI, mas foi a partir do século XX, com o desenvolvimento da industrialização, que o município passou a assumir um caráter excepcional de desenvolvimento urbano no país (AFONSO, 2006).
Os morros de Santos começaram a ser ocupados no século XVIII, para plantio de cana-de-açúcar, e extração de madeira. Esse comportamento manteve-se até a segunda metade do século XIX, quando a abolição da escravatura e o declínio da cana-de-açúcar no mercado mundial modificaram o panorama.
433.
Santos 475 anos: história, muitas vocações e constante desenvolvimento. Que Santos é uma cidade cheia de predicados, os moradores da cidade não têm dúvidas.
Santos
Ora, neles estão incluídos os 159 anos como Cidade.
474 anos
Celebrações do aniversário da cidade contaram com a presença de deputados estaduais e federais. As comemorações dos 475 anos da cidade de Santos começaram cedo.
Marapé é o bairro
Daí, então a região próxima ao Outeiro era conhecida como "Vila do Porto de Santos", e depois, apenas "Santos". Dessa forma, o povoado cresce em importância: é elevado à condição de vila por Brás Cubas em 1546, vivendo os seus primeiros anos de ocupação por imigrantes portugueses e espanhóis.
O litoral da cidade compreende, do sul para o norte, as praias José Menino, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia. São quase 8 km de extensão com faixa contínua de areia, longa e plana.