Há algumas características neste estágio: a primeira é o reflexo, na qual ela não se diferencia do mundo exterior; a segunda são as primeiras diferenciações, existe uma coordenação entre mão e boca, uma diferenciação entre pegar e sugar, surgem os primeiros sentimentos como a alegria, a tristeza, o prazer e desprazer, ...
Verificado por especialistas. De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo se dá ao longo de quatro etapas, sendo a fase pré-operatória aquela que vai dos 2 aos 6 anos, em que a criança começa a falar e a desenvolver os símbolos/representações.
Neste capítulo tratamos das habilidades cognitivas de bebês e de crianças até 3 anos, partindo de várias perspectivas - behaviorista, psicométrica, Piagetiana, processamento de informações, neurocientífica cognitiva e sociocontextual.
No estágio sensório-motor,a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que o rodeiam. Nesse estágio o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas.