CATEGORIA: F32 - Episódios depressivos Observam-se em geral problemas do sono e diminuição do apetite. Existe quase sempre uma diminuição da auto-estima e da autoconfiança e freqüentemente idéias de culpabilidade e ou de indignidade, mesmo nas formas leves.
13 Sintomas de depressão
Existem diferenças bem demarcadas entre uma e outra. A tristeza tem duração limitada, enquanto a depressão costuma afetar a pessoa por mais de 15 dias. Podemos estar tristes porque alguma coisa negativa aconteceu em nossas vidas, mas isso não nos impede de reagir com alegria se algum estímulo agradável surgir.
Aí, descobriram que os indivíduos com depressão têm índices de estresse oxidativo mais altos no organismo. Isso quer dizer que o corpo fica cheio de moléculas batizadas de radicais livres, que envelhecem as células e servem de estopim para problemas como câncer, doenças cardiovasculares e até Parkinson.
A sensação que um indivíduo tem durante um surto depressivo, segundo o psiquiatra, é de dificuldade em processar informações e agir, como se o cérebro não estivesse funcionando muito bem. Ao longo do surto o corpo também sofre outros tipos de alterações, como o aumento na produção de cortisol.
Orientações para falar com quem está passando por uma crise de depressão
Construa uma rede de apoio. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para se ajudar com a depressão – além de medicação e terapia – é desenvolver uma rede de apoio. Fale sobre seus sentimentos com seus amigos, familiares ou até mesmo em grupos de apoio online.
Por isso, aprenda a identificar os sinais de que você está entrando em depressão:
Dor e humor são comandados por regiões conectadas do cérebro. Por isso, assim como ocorre na insônia, quem tem depressão pode ter mais dores pelo corpo e quem tem dores crônicas provocadas por outras condições está mais sujeito ao transtorno. As queixas mais comuns são enxaqueca e incômodo na lombar.
O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.
A depressão clássica também é conhecida como transtorno depressivo maior. Ela é caracterizada por um sentimento constante de tristeza profunda, fadiga, distúrbios do sono e falta de vontade de fazer atividades corriqueiras ou prazerosas, como trabalhar, estudar, comer, divertir-se, e assim por diante.
É bem indicado a psiquiatria e psicologia. Sim, pessoas com depressão conseguem rir. Porém, rir não é o mesmo que se sentir feliz. Expressa-se felicidade e tristeza de diversas formas, levar a sério um processo depressivo é o melhor caminho sempre.