As principais metas do posicionamento cirúrgico do paciente são:
é colocado em decúbito dorsal, com ombros e cabeça ligeiramente elevados. As coxas, bem afastadas uma da outra são flexionadas sobre o abdome. Essa posição é utilizada para partos normais, cirurgias ou exame do períneo, vagina e bexiga.
Para sair da posição cirúrgica, oenfermeiro deverá manipular lentamente o corpo do paciente. Caso o paciente mantenha-se emdecúbito dorsal, é recomendado manter uma cânula de guedel na boca dele para manter apermeabilidade das vias aéreas, evitando aspiração de secreções em pacientes que se encontrareminconscientes.
A assistência de enfermagem no período transoperatório refere-se aos cuidados indiretos da equipe no preparo do centro cirúrgico (CC) e da sala de operações (SO), com previsão e provisão de todos os recursos necessários para a realização do ato anestésico-cirúrgico, bem como os cuidados diretos prestados pela equipe de ...
As posições cirúrgicas são posturas em que os pacientes devem ser dispostos para que um procedimento cirúrgico possa ser executado. Ainda que pareça sempre muito simples deixar um paciente deitado, de costas para a maca, a depender do procedimento a ser realizado essa pode ser a pior posição possível para ele.