EQST

Quais Os Cuidados De Enfermagem Para Hemorragia No Puerperio?

Quais os cuidados de enfermagem para hemorragia no Puerperio?

3. Hemorragia Puerperal
  • Chamar ajuda, para conter a hemorragia.
  • Avaliar rapidamente o estado geral da puérpera.
  • Encontrar a causa da hemorragia.
  • Cessar a hemorragia.
  • Estabilizar e reanimar a mulher.
  • Prevenir anemias futuras.

O que pode causar hemorragia puerperal?

A principal causa da hemorragia pós-parto é a atonia uterina, estado em que o útero perde seu tônus muscular, ou seja, a capacidade de contração.

É possível predizer e prevenir uma hemorragia puerperal?

Dessa forma, a melhor estratégia na prevenção da HPP é a adoção, em todas as pacientes, da conduta ativa no terceiro estágio do trabalho de parto, que consiste na administração de droga uterotônica (10 UI de ocitocina, via IM) após o desprendimento do ombro anterior7 e tração controlada do cordão umbilical7,8.

Quais medidas iniciais deverão ser realizadas no tratamento da hemorragia puerperal?

Colocar uma das mãos imediatamente acima do osso púbico e estabilizar o útero. Aplicar contra tração para ajudar a prevenir a inversão uterina. A massagem uterina periódica deve ser iniciada imediatamente após a dequitação e repetida a cada 15 minutos nas primeiras 2 horas em todas as puérperas.

Por que a Polidramnia é um fator de risco para a hemorragia puerperal?

A atonia uterina – que ocorre quando o útero não se comprime após o parto – é um dos fatores de risco para a hemorragia puerpural. Durante o pré-natal, o diagnóstico de enfermagem deve se ater à presença de hipoproteinemia (queda na quantidade de proteína sanguínea) e polidrâmnio (excesso de líquido amniótico).

Como prevenir hemorragia puerperal?

Dentro das medidas de prevenção da hemorragia pós-parto, o manejo ativo do terceiro período inclui como principal estratégia o uso da Ocitocina pós-parto, (que deve ser utilizada após todos os partos, como profilaxia medicamentosa).

Quais as medidas de controle de hemorragia Pós-parto?

A principal medida preventiva da hemorragia pós-parto é a administração intramuscular de 10 unidades de ocitocina imediatamente após o nascimento, associada ao manejo ativo do terceiro período.

Como deve ser a observação da paciente após hemorragia?

Também para a monitorização da paciente, pode-se utilizar qualquer uma das estratégias de estimativa da perda sanguínea: avaliação dos dados vitais, estimativa visual do sangramento, pesagem de compressas ou o uso de dispositivo coletor. Melhor ainda é utilizar uma somatória dessas estratégias, sempre que possível.

Quais são os sinais de risco para a puérpera?

Já no momento do parto, os sinais de risco para hemorragia puerperal são: exaustão do músculo (que acontece em situações de trabalho de parto prolongado), gestação gemelar ou por hiperdistensão muscular – quando o feto é maior do que o normal.

Quais os cuidados de enfermagem para hipotensão?

O enfermeiro desempenha um papel fundamental na prevenção e tratamento dessa intercorrência. Conclui-se que intervenções de enfermagem como o monitoramento rigoroso dos sinais vitais e observação de sintomas podem ajudar a diminuir a ocorrência e a intensividade de episódios hipotensivos nesses pacientes.

Quais são os cuidados com a puérpera?

Lavar os mamilos antes e depois das mamadas, realizar massagens nas mamas estimulando a produção de leite, pressionar a aréola e realizar movimentos circulares, ajudando o bebê a ter uma melhor sucção além de evitar rachaduras e fissuras durante o aleitamento materno.