A revolução puritana aconteceu na Inglaterra no século XVII durante a Guerra Civil (1640-1648) onde o rei e o parlamento se enfrentaram. ... O parlamento que contou com os presbiterianos e os puritanos como aliados venceram o rei Carlos I que tinha os anglicanos e os católicos aliados a ele.
A sociedade francesa era dividida em classes sociais, ou Estados Nacionais: * 1° estado – clero; cerca de 2% da população. * 2° estado – nobreza; também 2% da população. * 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).
Alto clero, Baixo clero, Nobreza cortesã, Nobreza provincial, Nobreza de toga, Camponeses, Sans-culottes, Pequena burguesia, Média burguesia, Alta burguesia.
Resposta. Resposta: , 1° estado – clero, 2° estado – nobreza, 3° estado – burguesia, A indústria francesa, Assembléia Nacional e Assembléia Constituinte, O poder da Convenção.
Neste texto o autor fala de que o terceiro estado é uma nação completa e que não necessita dos outros dois estamentos: o clero e a nobreza. O texto é um panfleto escrito como resposta de Sieyès ao convite de Jacques Necker aos escritores sobre a organização dos Estados Gerais.
Comentários sobre questão de História (não classificadas) - Revolução Francesa. pergunta:(Fgv)"Quem, portanto, ousaria dizer que o Terceiro Estado não tem em si tudo o que é necessário para formar uma nação completa? Ele é o homem forte e robusto que tem um dos braços ainda acorrentado.
Os Estados Gerais (em francês, États Généraux) foram uma assembleia representativa e consultiva do Antigo Regime francês. Era composta por representantes de cada um dos Três Estados e configurava-se como o único órgão francês que representava o corpo da nação.
A principal reivindicação do terceiro estado era a abolição dos privilégios e a instauração da igualdade civil.
Os Estados Gerais eram formados por: Primeiro Estado: clero, composto por cerca de 120 mil religiosos. Segundo Estado: nobreza e totalizavam aproximadamente 350 mil membros da nobreza palaciana, nobreza provincial e nobreza de toga – burgueses que compraram títulos de nobres.
Na monarquia tanto em França até à Revolução Francesa como na restante Europa, nomeadamente no Reino de Portugal o termo Primeiro Estado (fr. premier état) indicava o clero; o Segundo Estado estava a nobreza; e os artesões,burgueses e o povo o Terceiro Estado.
Luís XVI convocou os Estados Gerais, para se resolver o problema das finanças públicas com o aumento dos impostos em que os grupos sociais privilegiados também teriam de pagar, mas estes não concordaram, por isso o rei decidiu convocar os Estados Gerais.
Em maio daquele ano, os Estados-gerais foram convocados para a formação de uma assembléia que deveria mudar o conjunto de leis da França. Nesta assembléia, dividia-se a população francesa em três grandes classes sociais, cada uma representando um estado.
A criação da Assembleia dos Estados Gerais solidificou o poder do monarca sobre a sociedade como um todo, submetendo a burguesia comercial ascendente, a nobreza e o clero ao seu jugo, centralizando assim o poder político.
Qual ação o Terceiro Estado tomou para que o governo francês aceitasse transformar os Estados Gerais em uma Assembleia Nacional Constituinte? RESPOSTA: ... Mediante os problemas da época e as urgentes necessidades de reforma, clero e nobreza acabaram acatando o estabelecimento dos Estados Gerais.
As causas da Revolução Francesa
A Guerra dos Farrapos aconteceu, principalmente, por causa da insatisfação dos estancieiros gaúchos com a política fiscal do governo brasileiro.
A Revolução Francesa, iniciada em 1789, com a queda da Bastilha, foi motivada pela desigualdade social, pela crise econômica e pela fome, sendo inspirada nos ideais do Iluminismo. A Revolução Francesa, como o próprio nome sugere, foi um ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799.
Em 4 de agosto de 1789, os representantes da Assembleia Nacional Constituinte aboliram os privilégios feudais na França. Esse é o período inicial da Revolução Francesa e corresponde aos anos em que os constituintes redigiram uma Constituição para a França e ao período da Assembleia Legislativa.