É que os olhos castanhos, na verdade, são azuis. O que acontece é que por cima do tom azulado há uma melanina que deixa os olhos na cor castanha. Como o pigmento fica na parte externa dos olhos, ele acaba sendo visto como castanho, mas na verdade, é azul.
Conforme estudiosos, além de serem mais resistentes à luz e contarem com uma maior proteção contra os rios UV, do sol; os olhos castanhos também costumam estar ligados a traços mais “desejáveis” de personalidade. Segundo pesquisas pessoas com olhos castanhos transmitem maior confiança, por exemplo.
Quantidades pequena de melanina pode deixar a íris mais clara (azul ou verde) e o seu excesso pode deixar a íris escura (castanho). A variação de quantidade da melanina é o que faz com que cada olho tem uma cor única e específica de cada pessoa, de acordo com a sua genética.
Para quem tem olhos castanhos, as cores mais indicadas para esse primeiro contato são: ocre, mel e avelã. Por serem tons próximos do castanho, vão proporcionar suavidade e destaque ao olhar, mas mantendo o efeito natural. Os modelos Air Optix Colors e a Hidrocor sem grau são boas opções para essas tonalidades.
Lentes de contato de tons claros como azul ficarão ótimas em pessoas que possuem cabelos pretos e tons de pele mais clara. Já as lentes em diferentes tons de castanho dão um ar mais natural.
Para escolher a coloração ideal das suas lentes você precisa considerar a cor natural dos seus olhos, pele e cabelos. Pessoas com cabelos e pele clara combinam com as lentes verdes, azuis e cinzas. Já as de pele clara e cabelo escuro, podem usar as lentes com tonalidades escuras ou até mesmo o cinza.
Solótica Quartzo - Solflex e NC (A lente mais natural do mundo) Minha lente Preferida #1👁
Acuvue. Criada pela Johnson & Johnson, a Acuvue está entre as marcas de lentes de contato mais procuradas. Ela foi a primeira a desenvolver o produto descartável, ou seja, para ser usado uma única vez.
A seguir, listamos as melhores lentes de contato:
O cristalino ou lente cresce continuamente durante a vida do indivíduo.
Quando a imagem não é formada na retina, a visão é desfocada. É o que se chama Ametropia. É preciso então corrigir a visão com lentes que vão ajudar a direcionar a luz. As ametropias são os problemas visuais mais comuns : Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia.
Elas podem ser de três tipos:
As lentes convergentes são lentes que possuem uma curvatura externa, ou seja, o centro da lente é mais grosso que as bordas. Por aproximarem os raios de luz, são utilizadas no tratamento de hipermetropia.
As lentes divergentes são utilizadas para corrigir a visão de quem possui miopia. Isso porque esse distúrbio visual faz com que a imagem seja focalizada antes da retina, por isso, quem o tem não consegue enxergar nada que esteja longe, mas o que está perto é visto com nitidez.
O tratamento para a hipermetropia é feito através do uso de lentes convergentes ou convexas, que têm a função de direcionar a luz para a retina, onde a imagem deve se formar. O principal procedimento para a correção do problema é a cirurgia refrativa, realizada com Laser ou Lasik, geralmente aplicada após os 18 anos.
Para miopia usa-se uma lente divergente porque há a formação da imagem antes da retina, a lente faz com que os raios se cruzem uma pouco depois, já para a hipermetropia usa-se uma lente convergente pois a imagem é formada depois da retina, com a lente os raios se cruzam um pouco antes.
As lentes de contato são lentes corretivas posicionadas na superfície da córnea dos olhos a fim de corrigir erros simples de refração. Seu uso pode ser feito também na reabilitação pós-refrativa e quando há defeito epitelial persistente.
A partir dos vinte anos, caso a miopia esteja estabilizada, esta pode ser corrigida através de laser (cirurgia de miopia LASIK ou PRK) até às 8 dioptrias ou através de lentes intra-oculares de câmara anterior ou posterior, se não existir indicação para cirurgia a laser.