Basílica de São Pedro
Pietà
Renascimento
“Vi um anjo no bloco de mármore e simplesmente fui esculpindo até libertá-lo”. Michelangelo (1475-1564), embora pintasse magistralmente, além de compor e fazer projetos arquitetônicos, tinha como grande prazer artístico a escultura, e o mármore como paixão.
Sua carreira se desenvolveu na transição do Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino, que retratou com enorme pujança ...
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu em 6 de março de 1475 em Caprese, República de Florença e morreu em 18 de fevereiro de 1564, em Roma. Era escultor, pintor, arquiteto e poeta italiano do Renascimento que exerceu uma influência inigualável no desenvolvimento da arte ocidental.
88 anos (1475–1564)
Resposta. Sobre renascimento, obras marcadas pela a riqueza de detalhes e reprodução dos traços humanos, pois ele era um autor bastante detalhista na configuração das figuras humanas.
As principais características das pinturas de Da Vinci são a utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas carregadas de ...
Confira abaixo suas principais obras.
Resposta. As principais características da pintura renascentista são o naturalismo, a presença de inovações, muito contraste entre luz e sombra e abordar temas políticos, sociais, econômicos e artísticos.
As principais características da pintura maneirista são: Composição em que uma multidão de figuras se comprime em espaços arquitetônicos reduzidos. O resultado é a formação de planos paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de tensão permanente.
Principais características do Maneirismo
Mesmo com suas inadequações anatômicas, com a mudança dos pontos e perspectiva e excessiva sinuosidade, tratou-se de um movimento virtuoso e sofisticado. Marcado pela ideia de leveza, por introduzir o lado pessoal do artista na obra e ser o início do Barroco.