Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, Batalhas, Religião, Mitologias e outros as pectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor pret, eram muito utilizados neste tipo de representação astística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.
Métodos e Materiais. O bronze era o material de predileção dos gregos e, posteriormente, o mármore, o qual era rompido mediante a utilização de brocas, ferramentas de ferro e calços de madeira. Os membros eram esculpidos e somente depois fixados ao corpo.
A pintura estava presente em murais e paredes dos grandes edifícios gregos, para além de ser usada na decoração de estátuas e peças de cerâmica.
O desafio e a grande conquista da escultura do período helenístico foi a representação não de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados.
A PRINCIPAIS RELEVO NA ESCULTURA ROMANA:Foi visto anteriormente, em Monumentos Triunfais, que os relevos escultóricos desempenharam papel fundamental na concepção dos arcos triunfais e colunas triunfais, como a Coluna de Trajano. ... Tem uma função simbólica de Vitória, similar aos arcos triunfais.
Escultura Românica Da mesma forma que na pintura românica, as esculturas românicas eram produzidas para adornar os locais sagrados. ... Eram esculturas antinaturalistas e normalmente representadas por figuras entalhadas nas paredes das igrejas. Alguns relevos também enfeitavam as fachadas.
A característica principal da arte românica está na relação com a vida rural da Alta Idade Média e ao mesmo tempo, com a efervescência cultural dos mosteiros e abadias, os quais foram o repositório de parte da cultura greco-romana.
A Arte Românica foi um estilo artístico que surgiu na Europa no século XI e que predominou, principalmente, nas construções de igrejas católicas. ... O estilo se desenvolveu em um período em que os países da Europa se recuperavam das invasões dos povos bárbaros.