A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações. A estaca é um cilindro que liga as fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) com o solo mais firme.
Detalhe importante: neste tipo de fundação não há descida de operários. As estacas podem ser: Cravadas: por percussão (golpes de martelo), prensagem (com macaco hidráulico) ou vibração. ... Escavadas: há retirada de material, podendo ser do tipo Strauss, trado rotativo, hélice contínua ou estaca raiz.
Estacas escavadas é a denominação para estacas que, são executadas por escavação mecânica com equipamento rotativo, que tem o objetivo de perfurar o terreno e posteriormente, preencher o local perfurado com concreto.
Estaqueamento, à grosso modo, é o que nasce embaixo do terreno, a raiz de uma casa. Sua realização é de extrema importância para que a construção tenha uma base forte, já que ele faz parte de um dos tipos de fundação utilizados para erguer uma residência.
[download da ficha] Estacas são elementos esbeltos (onde o seu comprimento é muito superior a sua largura), que tem a função de transmitir as cargas da estrutura para o solo. São usadas quando se necessita atingir camadas resistentes mais profundas.
A estaca tipo Franki pode ser utilizada em locais onde há uma maior necessidade de sustentação, visto que a mesma compreende uma resistência muito maior. Além disso, ela é igualmente indicada para o uso abaixo do nível da água, devido a sua qualidade e eficiência.
Além do controle de qualidade, as estacas pré-moldadas de concreto são excelentes opções para execução de fundação em solos com lençol freático próximo ao nível do solo e colaboram com uma obra mais limpa, uma vez que não há escavação, eliminando custos de bota fora e limpeza da obra.
As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos e ferramentas, podendo serem cravadas ou perfuradas, caracterizadas por grandes comprimentos e seções transversais pequenas. As estacas podem ser feitas de madeira, aço, concreto pré moldado, concreto moldado in situ ou mistos.
As estacas de deslocamento são aquelas inseridas no solo sem retirada prévia de material. Não há escavação. ... As estacas podem ser pré-fabricadas ou moldadas in loco.
A estaca raiz é uma estaca moldada in loco, executada através de perfuração rotativa ou roto-percussiva, revestida integralmente no trecho em solo por meio de tubo metálico que garante a estabilidade da perfuração.
Para o dimensionamento, utilizar-se-á os valores da capacidade de carga de uma estaca, adotando o menor valor entre a resistência estrutural do material da estaca e a resistência do solo que lhe dá suporte.
O modo de calcular pode variar de acordo com a estaca dada no exercício. Para chegar nesse valor em estacas: - dividir a distância por 20m (correspondente a distância de uma estaca a outra) para descobrir o número de estacas completas (241). - subtrair a parte inteira (número de estacas completas).
Como as estacas só precisam ser armadas até a tensão de 6MPa, o cálculo do comprimento de armadura é função da carga nominal resultante dessa tensão. Ao longo do fuste das estacas a tensão diminui em função do atrito lateral.
Aliás, é muito difícil escavar manualmente com trado cavadeira, como é o caso da broca, para mais de 4 m; só se o terreno for muito pouco resistente, o que já é um mau sinal, sendo melhor adotar outro tipo de fundação. Particularmente, não é recomendável utilizar broca com mais de 4 m de profundidade.
O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.
Para a profundidade da vala, é importante saber a altura do muro, até um metro a profundidade deve ser de 20 cm, até 1,50m, 30 centímetros de profundidade e até 2,50m, 40 cm.
A figura 8 acima mostra como os ferros da coluna devem ser colocados dentro da malha da sapata....
MAS COMO INICIAR A CONSTRUÇÃO DO MURO ? RESPEITANDO A DISTÂNCIA MÍNIMA DE 3 cm ENTRE A ARMAÇÃO DA COLUNA E A FORMA DO ALICERCE. AS DEVEM SER EMENDADAS TRANSPASSANDO 30 cm. ENTRE O TOPO DO ALICERCE E A EMENDA, A DISTÂNCIA DEVE SER NO MÍNIMO DE 1,20 m.
(Pequenos muros convencionais, estruturas com pouquíssimo peso); Ferragem 5/16 – 8 mm. ( A mais usada para construções de casas); Ferragem 3/8 – 10 mm.
Cálculo de ferragens
Os vergalhões podem ser mais finos, porém o ferro 3/8 é o mais utilizado nessas situações, garantindo maior sustentação e segurança.
Em pequenas construções como casas o tipo de ferro ou aço mais comuns são em barras com medidas de 3/8, 1/4, 5/16, entre outras. São barras finas e outras mais grossas usadas para criar as colunas que darão sustentação à casa ou muro. Elas são usadas também no meio da parede para dar firmeza à mesma.
Ferros das colunas (que devem ficar 80 cm além da sapata) de 5/16, com estribos de 3/16; não esquecer de pelo menos dois estribos que ficarão dentro do concreto; Ferros do radier, no mínimo de 3/8, para uma sapata de 40×40 cm, sendo mais grossos se a sapata for mais profunda.
Vergalhão CA-25 O vergalhão da classe CA-25 é composto por um aço mais flexível do que os demais. Dessa forma, é pouco utilizado na construção civil, sendo mais empregado em casos nos quais o uso da barra nervurada é dispensada.
Especificações Técnicas +