EQST

Quais As Vantagens E Desvantagens De Se Utilizar O Protocolo Spanning Tree?

Quais as vantagens e desvantagens de se utilizar o protocolo Spanning Tree?

As vantagens de Spanning Tree Protocol. STP fornece redundância para todos os dispositivos na rede. O termo redundância significa que cada ligação tem várias cópias de segurança que podem ser utilizados em caso de problemas com a ligação primária .

O que é o Root Bridge?

O STP – Spanning-Tree Protocolo, é utilizado pelos switches para evitar loops de camada 2. Basicamente o STP bloqueia caminhos redundantes, evitando assim a formação de loops. Quando os switch são ligados todos eles se consideram o root bridge. ...

Qual a finalidade do protocolo Spanning Tree e suas variações como o Rstp )?

O RSTP acelera o processo do novo cálculo após uma mudança de topologia, já que ele converge segmento a segmento, não dependendo do temporizador expirar para a transição das portas. A transição imediata para o estado de encaminhamento pode ocorrer apenas em segmentos ponto-a-ponto e portas de extremidade.

Como funciona o Pvst?

PVST -> “Per VLAN Spanning-Tree”. É o modo básico dos dispositivos Cisco. Característica básica: usa os 12 bits mais baixos do campo “Prioridade” como um “Extended System ID”, que representa a qual VLAN aquela mensagem está associada. Assim, cada VLAN pode ter sua própria árvore Spanning-Tree.

Para que serve o protocolo Spanning Tree?

Spanning Tree Protocol (referido com o acrónimo STP) é um protocolo para equipamentos de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações, auxiliando na melhor performance da rede.

Qual a ideia da utilização do Mstp?

O MSTP – Multiple Spanning Tree Protocol, é uma variação do Spanning Tree Protocol, criado pela Cisco e posteriormente padronizado pelo IEEE. Assim como o STP, o função do MSTP é evitar a ocorrência de loop de camada dois na rede.

O que é um Bridge id?

O Bridge ID é composto dos campos Prioridade (Bridge Priority) e o endereço MAC do Switch. Por padrão a prioridade dos Switches é 32768 (o Switch com menor prioridade vence) e em caso de empate vence a eleição o Switch que possui o menor endereço MAC.

O que é root port?

O que é uma PCI Express Root Port. . o PCI Express Root Port funciona da mesma maneira como uma porta normal PCI Express , com a função adicional do controlo da hierarquia interconexão das portas PCI . ... Os problemas mais comuns com o PCI Express Root porto estão relacionadas a conflitos de IRQ do dispositivo.

Qual a função do protocolo Spanning Tree?

Spanning Tree Protocol (referido com o acrónimo STP) é um protocolo para equipamentos de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações, auxiliando na melhor performance da rede.

Que tipos de problemas o protocolo Spanning Tree pode causar na rede?

Ele foi criado inicialmente como objetivo de evitar loops nas redes Ethernet (que são fatais para a rede) mas hoje em dia esse protocolo tem como principal aplicação criar redundâncias (se um link na rede local cair, outro assume automaticamente).

Qual é a vantagem do Pvst+?

Qual é a vantagem do PVST +? O PVST + otimiza o desempenho na rede por meio da seleção automática da bridge raiz. ... Além disso, ter instâncias de spanning tree para cada VLAN, na verdade, consome mais largura de banda e aumenta os ciclos da CPU para todos os switches da rede.

Em que IEEE é definido o MST?

O Multiple Spanning Tree Protocol (MSTP) foi originalmente definido como o protocolo padrão IEEE 802.1s. Agora, o padrão IEEE 802.1Q-2005 inclui MSTP.

Como o Spanning Tree previne loops na rede?

O STP consegue prevenir esses loops através de uma verificação extra em cada interface, antes do switch utilizar as mesmas para enviar ou receber tráfego.

Para que serve uma VLAN?

Dentro de uma rede de computadores, uma VLAN é quando você cria uma separação entre partes da rede. Você literalmente divide a rede em pedaços separados, aonde um pedaço não fala com o outro (pelo menos não diretamente). ... Ou seja, temos apenas um switch real, porém várias redes virtuais (dai o termo VLAN).

Em que IEEE é definido o MST Multiple Spanning Tree?

O Multiple Spanning Tree Protocol (IEEE 802.1s) é uma evolução do RSTP, tendo como objetivo principal permitir múltiplas instâncias RSTP e assim reduzir o tempo de convergência da spanning tree. O padrão foi lançado visando a utilização do RSTP em ambientes com múltiplas VLANs.

O que é BID e BPDU?

Cada BPDU contém um ID de ponte (BID) que identifica qual switch enviou o BPDU. O BID está envolvido na tomada de muitas das decisões de STA, incluindo bridge raiz e funções de porta. Conforme mostrado na figura, o BID contém um valor de prioridade, o endereço MAC do switch e um ID de sistema estendido.

Qual a razão para configurar o switch raiz em uma rede com switches?

A partir das mensagens trocadas pelos Switches, é efetuada uma eleição para escolha de um Switch Raiz (Root) que será o responsável por alimentar a topologia da Rede pela geração de BPDUs e todos os Switches não-Raiz bloquearão as portas com caminhos redundantes para o Raiz.

Como funciona o protocolo STP?

O protocolo STP possibilita a inclusão de ligações redundantes entre os computadores, provendo caminhos alternativos no caso de falha de uma dessas ligações. Nesse contexto, ele serve para evitar a formação de loops entre os comutadores e permitir a ativação e desativação automática dos caminhos alternativos.

Quais são os protocolos usados por switches para evitar loop em uma rede de camada 2?

Neste caso os switches possuem uma proteção que evitam o loop de rede entre eles que é o famoso Spanning-tree protocol (STP). Suscintamente o STP utiliza protocolos chamados BPDUs (Bridge Protocol Data Unit) para identificar redundâncias na rede, determina um caminho como ativo e os demais em “standby”.

São motivos para configurar o STP Spanning Tree Protocol em uma rede de computadores?

Os principais benefícios do Spanning-Tree são: ▪ É possível ter links fisicamente redundantes, que podem ser usados quando outro link falhar - resiliência; ▪ A lógica da bridge é confundida com múltiplos caminhos ativos para o mesmo endereço MAC, o STP evita isto criando um único caminho; ▪ Loops em uma bridge são ...