Sabe-se que duas grandes inovações trazidas pelo então Projeto do Novo Código, que tramitou longamente nas casas legislativas,consistiram na unificação do direito das obrigações e na introdução de uma disciplina inédita destinada à “atividade negocial”; designação que melhor expressava a habitualidade de certa ...
O que hoje se contempla na parte de Direito Empresarial, antes não era prevista. As negociações eram reguladas, então, pelo Código Comercial – hoje revogado em sua maior parte. Não se pode pensar, contudo, que não houve modificações à redação de 1916.
Ao positivar a teoria da empresa, o novo Código Civil passa a regular as relações jurídicas decorrentes de atividade econômica realizada entre pessoas de direito privado. Evidentemente, várias leis específicas ainda permanecem em vigor, mas o cerne do direito civil e comercial passa a ser o novo Código Civil.
Em quais casos uma pessoa não pode abrir uma empresa? Segundo o código Civil, “podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos” (artigo 972). ... Isso significa que essas pessoas não poderão compor o quadro de uma empresa ao mesmo tempo.
Conforme a norma há algumas atividades que não são consideradas empresariais, quais são: Empresários que trabalham em atividade rural familiar, os profissionais intelectuais, Profissionais liberais, e nos artigos 1093 até 1096, do Código Civil, que falam sobre as Cooperativas.
Neste artigo podemos identificar algumas características importantes para conceituar um empresário, sendo elas: Profissionalmente, atividade, econômica, organizada, produção de bens ou serviços. Cada característica tem especial relevância na hora de identificar um empresário.
Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos. Portanto, o Código Civil exige dois requisitos para ser empresário individual que são: o sujeito não pode ter impedimentos legais e; o sujeito deve ter capacidade civil plena.
O empresário é a pessoa que exercita profissionalmente a atividade economicamente organizada, visando à produção ou circulação de bens ou serviços para o mercado (art. 966 do CC)”.
O artigo 966 do Código Civil traz expressamente o conceito de empresário como sendo aquele que “exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”.
A regularidade da atividade empresarial depende, entre outros fatores, do devido registro em órgão competente. Sua inobservância gera consequências negativas ao empresário, como demonstrado a seguir.
O empresário individual nada mais é do que aquele que exerce em nome próprio atividade empresarial. Como se sabe, existe o empresário individual e o empresário coletivo (sociedade empresária), sendo este a sociedade empresária e aquele a pessoa física que exerce a empresa individualmente.
Na concepção jurídica, do direito comercial, atividade empresarial, ou empresa, é uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços.
A atividade empresarial deve estar pautada pela observância aos ditames constitucionais e aos princípios norteadores do ordenamento jurídico, no propósito de efetivar direitos e alcançar os objetivos de maximização de lucros.
A atividade empresarial é econômica porque busca a obtenção de lucro por quem a exerce. O lucro pode ser o objetivo maior da atividade ou não. Nesta segunda hipótese, o lucro será instrumento para outros fins.
Resposta
O que é o objetivo da empresa? Objetivo da empresa diz respeito aos resultados quantitativos e qualitativos que ela deseja alcançar para cumprir a sua missão, dentro de determinado prazo e conforme o cenário em que o negócio está inserido.
De acordo com artigo 966, § único do CC, não se considerada empresário quem exerce profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
Significado de Intelectual adjetivo Que se pode referir ao intelecto ou a este está relacionado; mental. ... Pessoa que expressa um grande interesse pelas coisas relacionadas com a cultura, a literatura, a música, as artes etc.: os intelectuais preferem bons livros. Etimologia (origem da palavra intelectual).
Os trabalhadores intelectuais podem exercer suas atividades na condição de empregados ou, de forma independente, como profissionais autônomos. Nos serviços dessa natureza é comum que ocorra uma mitigação ou atenuação da subordinação jurídica, o que, por vezes, dificulta a caracterização da relação de emprego.
Uma pessoa culta é uma pessoa que possui uma boa cultura, é necessário estar bem informada, ler muitos livros, etc.
Resposta: Que expressa uma tendência para gostar ou se interessar por coisas relacionadas com a cultura, a literatura, as artes, a música etc.